sábado, 10 de setembro de 2016

Significado

Um paciente querido, em crise sobre o rumo a tomar em sua carreira, traz o seguinte sonho para a sessão: “Estava numa espécie de auditório, um lugar imenso, cheio de coisas e cacarecos. Chegando mais perto percebi que aquele lugar era uma espécie de sala de aula gigante, e que eu precisava me livrar daquela sujeira e porcarias para poder receber meus alunos”. Após uma carreira dedicada a formar bons profissionais, estava cada vez mais seduzido pelas responsabilidades e disputas de poder dentro da Instituição que dava suas aulas. O sonho ajudou-o a tomar a sua decisão: em vez de aceitar cargo de Coordenação, decidiu que seu lugar era dentro da sala de aula, onde, segundo o sonho, era o seu Templo. As sujeiras e tralhas que lá se acumulavam poderiam ser creditadas ao Ego vaidoso que queria ter Poder e Atenção. Dar aulas costuma ser tarefa menos valorizada nas universidades. O prestígio é medido por verbas, influência, publicações. Dar aula é para principiantes, ou uma terrível obrigação. Esse professor encontrou em seu sonho a resposta que procurava: o seu lugar era na sala de aula, mesmo que isso signifique uma espécie de exílio dentro da carreira.
É muito bom que esse Blog seja frequentado por poucos e bons leitores. Fico imaginando uma apresentação em um Congresso em que o palestrante afirme que um paciente tomou uma decisão importante baseada em um sonho. Conta a nossa história que o imperador Júlio César sonhou com uma voz que lhe pedia para não ir ao Senado no dia em que foi esfaqueado e morto pelos senadores de Roma. Talvez fosse melhor levar em conta esse sonho. O fato é que mesmo um psicoterapeuta que acredite que os sonhos são mais do que reencenações do que vivemos durante o dia, visando fixar memórias e dissipar tensões, achariam estranho tomar uma decisão importante baseada em um sonho. E se ficar na sala de aula fosse uma manifestação do medo de crescer e assumir novas responsabilidades, que são uma tendência inata e constante de todo processo de crescimento?
Talvez o melhor fosse mudar o ângulo dessa discussão. O tempo sempre dirá se a opção foi a melhor e vai oferecer outros indícios se é para seguir por esse ou por outro caminho. O que eu acho bem mais importante é que esse sonho ofereceu para meu cliente a noção de Significado. O auditório imenso e cheio de cacarecos é uma imagem muito significativa da confusão de valores que confundia tanto o sonhador como a instituição que trabalha: os debates sempre se situavam à atual posição que a Universidade ocupa no mercado e o esforço em captar mais clientes, digo, alunos. É como se a essência do que se faz ali, que é a transmissão do conhecimento e a criação de bons profissionais, estivesse completamente perdida em meio às questões do mercado. O tal do Mercado é a nova divindade que devemos reverenciar e proteger. O Ensino é um detalhe.
Algumas estimativas americanas dão conta que a terceira causa de morte em determinadas faixas etárias se relacionam com a reação ou má evolução após um procedimento médico. Alguns hospitais registram queda de índice de óbitos em semanas de congressos, quando uma parte do corpo clínico está ausente. Não considero que os médicos façam parte de algum grupo de extermínio ou esteja sob a orientação do Estado Islâmico, mas é uma ótima ocasião de parar e pensar sobre o que que é tudo isso, afinal? A prática médica se dá sobre a ideia da cura ou de guerras contra inimigos imaginários? Na minha área, por exemplo, uma senhorinha que perdeu o companheiro de décadas deve ser medicada porque está triste ou essa é uma reação perfeitamente normal e adequada? Se a medicação demorar a ser introduzida, a Depressão ficará mais grave e difícil de abordar?
Penso que muitos dos estragos perpetrados pela Medicina Moderna derivem muito mais da tentativa de antecipar problemas do que de corrigí-los. Nesse caso, os cacarecos da sala são os guidelines de tratamento e procedimentos, que devem ser seguidos mesmo que contra o interesse dos pacientes?
Esse post é sobre uma ideia portanto bastante fora de moda, que é a ideia do Significado. Significado com letra maiúscula para apontar justamente porque representa o que realmente importa. Como professores interessados em transmitir conhecimento, alunos interessados em conquistar esse conhecimento e médicos atentos à cura e melhora de qualidade de vida de seus pacientes. Veja o visitante desse blog que hoje está cada vez mais difícil de se limpar essas salas cheias de entulho, e cada vez mais difícil devolver às pessoas a sensação de Significado. Isso faz as pessoas adoecerem em nossos tempos difíceis.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mestre, sempre tive um lema "Se merece ser feito, merece ser bem feito."
    Sempre fui assim e me considero feliz...
    Grande abraço.

    Edison

    ResponderExcluir
  3. Dar Significado ao que se deve.
    Realmente é tudo.
    Não me lembro de ter pensado nesta Palavra, mas ela literalmente define as minhas falhas. A falta de dar significado ao que merece.
    E aí que 'mora o perigo'. A falta de dar significado não foi o maior perigo, e sim, no meu caso, claro, foi dar Significado ao que não merecia.Ao que realmente importa. espero que agora, mesmo após dar grandes signidicados á tantas coisas INSIGNIFICANTES, eu tenha aprendido á errar menos.

    ResponderExcluir