domingo, 12 de março de 2017

Meu Coração Está Com Pressa

Sei muito pouca coisa sobre a Cabala, uma delas é que, ao lado da Árvore da Vida há duas colunas: de um lado a Misericórdia, de outro o Rigor. A vida precisa dos dois princípios para evoluir, talvez por isso a Árvore da Vida fique exatamente no meio desses dois pilares. Não é fácil equilibrá-los, mas é mais difícil transformar quem sofre de excesso de Misericórdia do que de excesso de Rigor. As pessoas que se cristalizam na posição de dependência e autopiedade são muito difíceis de se mover do lugar. As pessoas que sofrem pelo perfeccionismo e autoexigência conseguem aprender a relativizar a própria dureza. Quem vive da própria moleza tem mais dificuldade de mudar de tendência.
Edward Edinger descreveu em um livro memorável o sonho de um paciente seu, que tratava de um mundo apocalíptico: o mundo tinha acabado e iria começar de novo. O paciente estava entre as pessoas que iriam herdar o mundo. Essas pessoas eram examinadas e só as pessoas com Pressão um pouco alta seriam escolhidas. As pessoas com Pressão muito alta ou muito baixa pereceriam.
Esse é um tipo de sonho que é maior do que as questões pessoais do paciente. São chamados sonhos arquetípicos ou coletivos, sonhos que trazem uma mensagem universal, sobre algo que afeta a mente do planeta. Parece um complemento do Apocalipse de São João, e certamente não foi descrito por um médico, senão só restariam na Terra as pessoas com níveis pressóricos e exames normais. No sonho em questão, as pessoas um pouco mais Yang sobreviveriam ao fim do mundo. Voltando aos posts anteriores, os tipos A e C radicais são sobreviveriam. Sobrariam os tipos B+, isto é, os tipos equilibrados, mas com um pouco mais de pimenta, ou de força. Uma ligeira pendência para o lado do Rigor, pode-se assim dizer.
Hoje em dia vemos uma multiplicação de cursos e técnicas de Meditação. Para nosso mundo com excesso de atividade mental, o relaxamento e a capacidade da Mente observar a si mesma e modular sua resposta afetiva parece um bom refresco. Observando o Ego medroso, podemos ampliar a Consciência e apaziguar a “Monkey Mind”, a mente que fica macaqueando preocupações, planos, apegos, desespero nesse infinito blá-bla-blá interior. Só há um problema: as pessoas tem uma imensa dificuldade em esfriar o sistema e observar a mente de macaco pulando de galho em galho. Muita gente reclama que meditar é muito chato e muito sem propósito. Nossas mentes ocidentais foram criadas para fazer tudo com um método e um objetivo. Sair disso é ficar no Vazio, e não gostamos de Vazio. Como nas academias a Yoga virou a Power Yoga, também gostaria de criar a Power Mindfulness, estados de Meditação mais intensificados e dinâmicos. Uma ferramenta para isso é a Respiração , que pode ampliar o Arousal, isto é, a capacidade de se estar ligado, com o giro alto, para estar presente em tudo, com um pouco mais de intensidade. Um jeito de estar presente com uma exclamação.
Tenho a impressão que o sonho do paciente de Edinger, que deve ter sido relatado nos anos sessenta, ainda fala muito sobre o nosso tempo. Quem é estressado demais e de menos está adoecendo. É preciso um pouco de Pressão, mas uma pressão equilibrada pela Atenção Plena.
Na entrega do Oscar, o cara que devia entregar o envelope com o melhor filme ficou muito ocupado tirando selfies e tuitando, o que gerou a entrega do envelope errado e o maior vexame da história da premiação. Uma desatenção que gerou um prejuízo para a sua empresa de alguns milhões de dólares, além dos danos irreparáveis em sua imagem. Vivemos num mundo de distraídos e autoindulgentes, que eu chamo nesse blog de Civilização Autoestima. Estamos atolados no pilar da Misericórdia, ou da Permissividade, e é por isso que graçam as seitas e os fundamentalistas querendo salvar o mundo com bombas e tiros.
Precisamos de Atenção e Rigor, para cuidar da Vida e do mundo ameaçado com o desequilíbrio.
Pode causar algum estranhamento aos leitores desse blog essa afirmação. Estou ok com isso. Precisamos de Atenção, de Intensidade e de Propósito. Dizia Renato Russo: “Meu coração está com pressa/Quando a Esperança anda dispersa/ Só a Verdade é que liberta/ Chega de maldade e ilusão”. Como dizia o poeta, venha que o que vem é Perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário