segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Inconsciente Criativo

O psicanalista francês Lacan colocou em seus seminários que uma das grandes revoluções trazidas pelo pensamento de Freud tenha sido a reversão do Cartesianismo. Após o "Penso, logo existo" de Descartes, veio o "Isso pensa dentro de mim" com a descoberta do Inconsciente. Vamos abordar isso em outro momento, mas essa é a enunciação do nosso Quarto Cérebro, um campo psíquico de produção de pensamento, imagens, sensações e percepções fora de nosso campo habitual de consciência. O Inconsciente Freudiano pensa e traz à tona os nossos conteúdos deletados, excluídos de consciência que retornam em nossos sonhos e atos falhos. Jung, porém, não contente em explorar esse aspecto do Inconsciente, foi muito além.
Voltando para a frase " Os sonhos são manifestações não falsificadas da atividade criativa do Inconsciente", que abordamos na postagem anterior, vamos dar uma olhada agora na segunda parte da frase: ...são manifestações da ATIVIDADE CRIATIVA do Inconsciente". Depois do "Isso pensa dentro de mim", um "Isso cria dentro de mim". Não é à toa que os psicanalistas fazem chacota de nós, junguianos. Essa parte da frase aponta para um conceito ainda mais vertiginoso: temos dentro de nós um núcleo produtor de Consciência e de criatividade. Como explicar isso? Nessa hora me ocorre uma resposta de Pablo Picasso quando alguém lhe perguntou onde procurava por aquelas imagens fantásticas que apareciam em suas pinturas. Ele respondeu: "Eu não procuro, eu acho". Em bom "junguianês" Picasso estava descrevendo o seu processo de captar a criação que vem de dentro, de sua alma, de sua Psique Inconsciente. Quando isso era encontrado, poderia ir para a tela.
Na mitologia Hindu somos todos sonhos de uma figura mítica, que quando acordar desapareceremos. Seria esse o Inconsciente Coletivo, O Self?
Somos a criação de nosso mundo, nosso momento histórico, mas temos uma psique atemporal que sonha o nosso destino e cria sempre novos caminhos e oportunidades, mesmo quando tudo parece perdido ou no escuro. A Psique Inconsciente tem a força criativa da própria vida, sempre procurando por crescer e multiplicar. Isso aparece sempre quando conseguimos uma sintonia, o problema é que hoje, estamos sob o jugo da ditadura do Ego, que se agarra à matéria e sente-se controlador do mundo. Além do Ego temos uma Supraconsciência sutil mas presente que ajuda a criar e a pensar a nossa vida. Ela aparece em sonhos, visões, imaginações e intuições que nos assaltam, nos iluminam e desorientam. Ego, você não está só no campo da psique. Tem alguém querendo se fazer ouvir. Ouça. Pena que muita gente ache graça ou pense que isso é "místico" demais para o seu gosto.

Um comentário: