sábado, 23 de abril de 2016

O Tempo Não Para

O escritor argentino Jorge Luis Borges escreveu que Freud reduziu o ser humano a um punhado de pulsões desagradáveis. Ele preferia Jung e eu também, mas é com as pulsões freudianas que temos que nos haver no dia a dia. Nos estertores do seu desgoverno, Dilma apela para os circuitos psíquicos freudianos, como se as bestas do Apocalipse estivessem chegando. Ela apela ao Circuito Oral de Biossobrevivência, afirmando que os golpistas vão abolir o Bolsa Família. Apela também ao Circuito Anal de Territorialidade, afirmando que o espaço adquirido pelas pessoas desfavorecidas vai ser retirado: direitos das empregadas domésticas, financiamento de cursos superiores e investimentos sociais, tudo isso vai ser retirado por Michel Temer que, Antonio Carlos Magalhães tinha razão, parece mesmo um mordomo de filme de terror. Finalmente, essa senhora tresloucada vai para a ONU falar que está sendo invadida por uma camarilha sedenta de poder. Eles estão sendo motivados pelos Circuitos Genitais de subjugar e possuir, o mais de gozar da horrenda elite branca. Uma cartilha de pulsões freudianas, usadas a favor de sua manipulação. A manipulação do Medo e da Ira, que é carne de vaca para manobrar as massas.
Jung tinha uma frase terrível sobre a Sombra: Você sempre se torna aquilo que combate. O PT se transformou em tudo aquilo que combateu. Ou pior: o PT de verdade, a militância que vai para a rua com as suas pulsões freudianas ativadas, são pessoas de bem que acreditam bovinamente nos botões de seu Cérebro Emocional que estão sendo maliciosamente apertados. Foi uma minoria sedenta de poder e de vinganças anos 70 que se apossou e aparelhou o estado, tentando, esses sim, controlar tudo, em busca de uma utopia bolivariana e cubana. O preço do controle é o nivelamento por baixo. Na Venezuela, o preço é a falta de papel higiênico nos banheiros. Em Cuba, é a extinção da vida inteligente na vida pública, já que a inteligência implica na contradição.
A despeito de Borges, vivemos num mundo dominado pelas pulsões freudianas. As mídias, a propaganda, os programas dos Datenas, batem o tempo todo em pulsões de Morte, de Medo, de Cobiça. Nos países onde não chegava a televisão foi possível estudar diretamente os efeitos da hipermídia na sociedade. Dispararam os índices de criminalidade e violência. Por outro lado, tomou corpo a conscientização das minorias, como as mulheres e os homossexuais, que passaram a se organizar e lutar por seus direitos. Não há avanço sem perdas, não há liberdade que não incorra em excessos. Mas o pior é a tentativa de controle pulsional das massas através de seus medos.
Lembro de um sonho de um paciente, que estava numa estação de trem, junto com o seu filho pequeno, e, por algum motivo, a criança saiu do vagão e o impediu de voltar. Tomado pela cólera, ele bateu e bateu na criança até que ela se transformou em um feto encolhido. Ele acordou horrorizado. Vivemos num mundo onde somos guiados como manadas para dentro desses trens, onde nos dizem como pensar, o que comer, o que vestir e com quem fantasiar no escuro do cinema. O nascimento de seu filho obrigou o paciente a pular do trem e desenvolver a sua consciência. Não por acaso ele começou a apresentar crises de Pânico algumas semanas depois de trocar a primeira fralda. O ódio que o fez acordar horrorizado foi o de ter que olhar para as próprias feridas e medos, o que começa no momento em que o primeiro exame materializa, que a sua vida mudou e agora você é um pai. A continuação possível do sonho é que aquele feto cresceu dentro de sua Psique, as crises de Pânico foram embora e ele tornou-se um pai melhor do que seu pai tinha conseguido ser. Foi bom ter descido do trem e aprendido a andar com suas pernas.
A revolução possível é a da Consciência. Eu fico realmente abismado em perceber que a presidente Dilma, após seu governo e o de Lula ter destruído tudo o que tocou com as suas mãos, incluindo Economia, Estatais e setor produtivo, tem a clara, cristalina ideia de que o Bem está do seu lado e os Outros são o Mal por trás do pau de arara. Como alguém pode ser possuído pelo trem de suas crenças e não conseguir minimamente, tomar consciência de seus erros de avaliação e de entendimento do mundo? Diria Cazuza que “A sua piscina tá cheia de ratos/Suas ideias não correspondem aos fatos”. Mas o tempo não para.

4 comentários:

  1. A história do PT lembra o livro "A revolução dos bichos". Eles fazem exatamente pelo que lutavam contra no passado. É muito triste.....Principalmente para as pessoas que acreditaram!

    ResponderExcluir
  2. Dr., vamos por partes:

    Aqui penso que vc comete um erro de leitura. Quem está no poder sofre de outro mal: a psicopatia..não acho que eles não tenham consciencia do mal que causam,apenas não se importam.. o que interessa é continuar no poder para lucrar o máximo possível.

    Em relação aos eleitores e seus leitmotivs: concordo que em vários Estados (como MA, PI e CE), onde grande parte da população vive na base da piramide de Maslow, o medo seja o motor que os leva a referendar esses bandidos. Porém, o mais intrigante para mim são as pessoas de classe média e alta (apesar de o PT ter perdido em termos percentuais em SP, por exemplo, 36% de eleitores em SP significam em # de votos mais do que 100% dos eleitores do MA e PI somados). Para essas pessoas, para quem os programas assistenciais pouco importam, o problema, a meu ver, é o que discutimos na ultima consulta: uma dificuldade em sair da própria subjetividade e ler a realidade. É uma leitura torta - típica das crianças - entre o que "eu acho que é o ideal" versu o que a vida mostra que funciona de fato. Votar em um partido que diz que ajuda os pobres faz a minha consciencia ficar em paz, não me importando se a realidade ratifica ou não o discurso.

    ResponderExcluir
  3. Mestre,
    Minha alma fica em paz quando eu ajudo os outros, quando tenho atitudes que acho corretas, quando sou honesto, justo e trabalhador.
    Se puder ser feliz, alegre e ter algum conforto, melhor ainda.
    O resto é acreditar em cegonha e em palavras ao vento.
    Não basta parecer, tem que ser (honesto, não corrupto, justo, trabalhador).
    Errar é humano, mas acertar é muito mais humano.

    Fora PTralhas e corruptos, não importa o partido ou religião.

    Abraços.

    Edison

    ResponderExcluir
  4. A Dilma foi eleita por 54 milhões de brasileiros, mas não está acima de ninguém e isso não lhe dá o direito de roubar, pedalar e quebrar o país, fazendo um governo de merda!
    Os crimes que ela cometeu, apontados pelo próprio fundador do PT, Helio Bicudo, estão aí sendo julgados e vão acabar com essa farsa.
    Isso sim foi um grande golpe !!!

    Edison

    ResponderExcluir