domingo, 7 de julho de 2013

Mindfulness

Acabei de ler, bem no meio de minhas férias, um estudo sobre Meditação e seus efeitos na Depressão. Esta técnica é chamada de Mindfulness, o que em tradução livre significa uma mente plena, enchendo o ambiente mental de uma pessoa. Parece um programa de índio, mas não. Ou talvez seja, se os índios forem bons meditadores.
Assisti certa vez uma entrevista do Dalai Lama em sua segunda passagem pelo Brasil e o repórter perguntou onde ele arranjava energia para ter uma agenda tão sobrecarregada, quase impossível. Ele respondeu com aquele ar sempre risonho que era movido por um senso muito profundo de Propósito, uma sensação de que ele realmente pode ajudar a mudar o mundo. É claro que eu não sou o Dalai Lama, salvo alguma visita de alguns carequinhas igualmente risonhos que batam naquela porta e digam que descobriram, com algum atraso, que eu sou a reencarnação de algum Lama, ou Rimpoche, ou coisa que o valha. Quem sabe até a reencarnação de algum faxineiro do templo, tudo bem, meu trabalho tem muito de faxina mesmo. O que eu posso dizer é que mesmo não sendo o Dalai Lama, tenho essa benção que é essa coceira do Propósito, essa inquietude de tentar entender mais, curar mais, contrabandear mais conhecimento para as pessoas numa sociedade que o excesso de informação está gerando a falta de informação. Finalmente, acho que descobri a mesma coisa que os Lamas já haviam descoberto há milênios: o trabalho de aquietar a Mente e a Meditação podem realmente ajudar a melhorar as pessoas e o mundo em que elas vivem.
Quem acompanha esse blog é testemunha dessa busca de respostas e de criação de Consciência. Mas quem lê essas mal tecladas linhas também deve se perguntar como fazer essa tal de Meditação. Alguém já pode ter tentado e desistido desanimado com aqueles mantras e aquelas posições de lótus que piorou a sua dor nas costas. Para os ansiosos chega a ser muito desconfortável sentar e contar a respiração, ou tentar cessar os pensamentos. O respeito infinito que os orientais tem pela experiência e o aprendizado individual torna essas técnicas pouco didáticas e pouco compreensíveis ao grande público. Então vamos lá: a meditação consiste numa infinidade de técnicas para aquietar a mente e pacificar nossos pensamentos circulares e obsessivos. Na medida em que as ondas cerebrais vão se lentificando, os neurônios disparam numa frequência mais próxima e harmoniosa. Isso pode se conseguir durante uma boa caminhada, ouvindo uma música no quarto ou fazendo uma atividade relaxante com a máxima concentração, sem que essa concentração demande nenhum esforço. O sujeito meditante vai conseguindo resultados cada vez melhores com a repetição dos procedimentos, gerando uma mente que se encontra na tranquilidade diante de situações de maior ou menor estresse.
Para iniciantes, eu sugiro duas práticas de cinco minutos, no começo e no final do dia. Conte as inspirações e expirações até dez. Preste atenção no ritmo de entrada e saída do ar de seus Pulmões como se você fosse um observador externo. Permita que o ar entre e saia de suas vias aéreas da forma mais consciente possível. Depois envie mensagens, ou imagens para esses Cérebro relaxado e concentrado ao mesmo tempo: imagens de um dia bom, com bom aproveitamento de seu tempo, alimentação consciente e boa produtividade. Sorria para seus medos e alterações de humor. Faça isso duas vezes por dia e observe como vai ficar o dia em que você lembra ou esquece de fazer o seu pequeno período de Meditação. Não precisa ser um Lama, ou um guru indiano para começar.
Aplicar essas técnicas à minha prática clínica é um dos propósitos para os próximos anos. Cada um pode aplicar a técnica para encontrar, ou aprimorar os seus propósitos nessa vida.

5 comentários:

  1. Acredito que a meditação é essencial nas nossas vidas (carregadas de estímulos constantes: internet, barulho,agitação). É praticamente impossível estar só com nós mesmos, mesmo quando estamos a sós (continua tendo internet, TV, etc, etc).
    Entretanto, a meditação é tão difícil! É um processo tão longo e parece impossível alcançar.....

    bjos,
    Lúcia Andrade

    ResponderExcluir
  2. Bem que vc podia vir morar em Lavras rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Eu me digo. Eu me disse. Eu me dito.. e feito.

    ResponderExcluir