segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo

Hoje o Gordo vai anunciar o final de sua carreira. As torcidas adversárias lamentam a perda da piada. Eu, como fã de futebol, suspiro de alívio. Sai o atleta, fica o mito, é mais fácil alimentar o mito do que equilibrar aquele corpanzil de pelada de casados e solteiros, levando botinadas da defesa do Tolima. É bem mais fácil alimentar o Imaginário do que lidar com a tensão do Real, diriam os analistas.
No Sportv News fizeram uma matéria em que diziam que o apelido de Fenômeno vem dos tempos de Barcelona. Bobagem. O apelido vem do final dos anos 90, quando ele saiu brigado de Barcelona e foi para a Inter de Milão. Era uma referência a um filme com John Travolta, "O Fenômeno", onde um morador de uma pacata cidade de interior americana começa a exibir poderes mentais sobrehumanos, atraindo a atenção, inclusive, do FBI. Adoro esse filme, aliás. Ronaldo deixou de ser um Fenômeno no final dessa década, de 90, quando estourou os dois joelhos. Passou a viver (como o seu xará, Ronaldinho Gaúcho) da memória de quatro ou cinco temporadas em que jogou um futebol primoroso, de gênio. Esses mitos trabalham com um dos sentimentos mais profundo da alma humana, a Nostalgia. Todos esperam um lampejo, uma fração de segundo que traga de volta o passado. Os Ronaldos passaram os últimos anos vivendo disso.
É coisa de muito poucos chegar ao auge da capacidade atlética, inclusive de entendimento do jogo, por volta dos 21, 22 anos. Ele é um desses jogadores fora de série que já parecem nascer prontos, como Pelé, Maradona, Messi. Teve também a característica de vários artistas, da bola ou não, de destruir completamente o próprio sucesso para depois recuperá-lo, calando os críticos. Daria um bom material de terapia descobrir de onde vem essa tendência à autodestrição, ou autoboicote. É como se a pessoa por tráz do mito implorasse pela sua humanização. É uma tensão imensa carregar a expectativa e a idealização de um mito, sobretudo de um mito acalentado para vender cerveja ou medicamentos genéricos. O impressionante, no seu caso, é o que vem acontecendo no seu corpo, de 2006 para cá. Ronaldo passou a fazer uso em público de Álcool e Nicotina de forma compulsiva. A velocidade com que ganha peso também sugere um Transtorno Alimentar. O ídolo não consegue mais sustentar as expectativas projetadas, o seu corpo se recusa a fabricar novas jogadas, a ansiedade fica muito clara atráz dos discursos planejados, ensaiados, como será a sua coletiva de despedida, daqui a algumas horas. Espero que, com a despedida do atleta e o estabelecimento do mito, o homem possa cuidar de sua própria saúde, pois ele não tem idade para seu organismo se comportar tão mal, metabolicamente falando. Ou, como Maradona, ele caminhará para novas compulsões, necessitando de intervenções mais fortes no futuro. Espero que não. Espero que ele vire um Fenômeno na vida real, que é o que interessa.

2 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de conversar contigo e marcar uma consulta. Liguei em seu consultório e ninguém atendeu. :(

    Meu msn caso posso adicionar: vancorreia@hotmail.com

    Obrigada, Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Dr. Tenho 31 e ele 47. Faço análise e me conheço e acho que o conheço. Vivo tal relação. Nos 2 últimos términos eu fui atrás dele como nunca fiz antes nesses 2 anos de relação. Ele agora joga n aminha cara que estava decidido a não mais voltar. Só não entendo o pq voltou, né? Bem, terminamos domingo e lógico que não queria. Insisti para que não ocorresse mesmo sabendo que meu gênio é de "cão" e o dele tb. Nunca o traí ou saia para festas ou boates, só que desta vez ele disse que não mais voltará. Me empurrou, não aceitou uma palavra minha. Quero que ele se redima e me procure pois o amo e a recíproca é verdadeira. Não olhando para as nossas psiques que já estãos endo trabalahdas na análise que fazemos na nossa cidade, peço que me instrua em como agir. Quero ele de volta mas se procurá-lo ele fará o mesmo pois acho que se acostumou como já aconteceu comigo (terminava pois sabia que ele voltaria trás.
    Sair e fingir que não ligo mais para ele??? Deixá - lo saber? Ou ficar depressiva dentro de casa, esperando uma ligação que nem sei se ocorrerá???

    ResponderExcluir