segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sibutramina

Lá vou eu meter a minha colher no assunto Obesidade de novo. O leitor e leitora devem ter passado os olhos nas notícias que a ANVISA quer proibir no Brasil as drogas receitadas em receituário especial B2, como a Sibutramina, O Fenproporex e a Anfepramona. São medicamentos utilizados para redução de apetite e por terem efeitos colaterais importantes e até possibilidade de indução de Dependência, tem a sua prescrição restrita e controlada. Recentemente ela proibiu uma substância que estava fazendo furor nas farmácias de manipulação, a Caralluma Fimbriata, apenas porque estava vendendo muito e não é substância estudada o suficiente. Talvez exista um plano inconsciente de tornar o Fome Zero em Fome Permanente, já que todos esses medicamentos tem em comum o efeito de Inibição do Apetite. Vamos diminuir os efeitos cardiovasculares da Sibutramina e vamos multiplicar os efeitos cardiovasculares do Colesterol, do Diabetes e da Obesidade, doença hoje mais difícil de curar do que o Câncer. O que o grande público não sabe é que essa cruzada contra os inibidores do apetite vai deixar os clínicos praticamente sem opções terapêuticas, causando uma explosão de procedimentos cirúrgicos, hoje os mais eficazes em reduzir o peso e combater a Síndrome Metabólica descrita no último post. Será que a ANVISA está dominada por um lobby de cirurgiões bariátricos? Provavelmente não. Será que a agência está tentando coibir o uso indiscriminado dessas substâncias, já que o Brasil é um dos campeões mundiais de seu consumo? Bem, o Brasil também é campeão mundial de Cesarianas, será que a ANVISA vai proibí-las também? Será permitido o parto de Fórceps, o parto de Cócoras e o parto feito por uma índia do Xingú, mas as Cesarianas, de jeito nenhum.
Esse debate é interessante mas me dá um arrepio de infantilizar e cercear mais ainda a capacidade de um médico exercer a sua clínica. Vem uma senhora que leu uns trabalhos sobre o assunto e de uma penada, pronto, milhares de pacientes que tiveram um bom resultado com esses medicamentos vão enfrentar efeitos de sua retirada, ganho de peso rebote ou, pior, vão abrir a internet e vão importar esses medicamentos sem nenhum controle. A ANVISA proíbe porque não tem estrutura nem pessoal para fiscalizar os maus profissionais. Punir os bons pelo mau comportamento dos incompetentes é um caminho seguro para a Medicina Medieval.
De minha parte, posso dizer que o rsultado dos medicamentos anorexígenos, sobretudo a Sibutramina, são bem modestos em relação aos seus efeitos colaterais. O custo/benefício é desfavorável, sobretudo para pacientes com a Síndrome Metabólica já instalada. Mas eu posso decidir quando e como prescrevê-la. Estudei muitos anos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário