terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Síndrome Metabólica

Antes de começar este post, uma resposta: Vanessa, deixe o seu e-mail que eu não uso o MSN. Ou deixe recado na Secretária Eletrônica que retornamos. Obrigado.
Os poucos e fiéis leitores e leitoras dessa página devem estranhar o título, num blog de um psiquiatra. Ontem eu mencionei que evidentemente havia algo de muito estranho com o metabolismo do Ronaldo, além de outras esquisitices. Não é normal um rapaz de 34 anos, atleta de altíssimo nível, engordar do jeito que ele engorda. Algumas horas depois do post, em sua chorosa despedida, Ronaldo revelou que a causa de sua Obesidade galopante é uma doença hormonal, com repercussão metabólica, o Hipotireoidismo. Ele não poderia se tratar por medo do exame antidoping. Não tardou a ser desmentido pelo médico do Corinthians (que arriscou claramente o seu pescocinho, pois atrapalhou a história dramática e de sacrifício pelo Timão): Ronaldo tem uma disfunção tireoidiana mas ela está sendo tratada e não iria aparecer no Exame Antidoping. Não é substância proibida. Tirou um pouco a carga dramática, mas os jornais todos estampam em suas manchetes a versão, não o desmentido. Reza um velho dito de um político mineiro que o que vale não é a História, mas a Versão. Pode ser que a versão prevaleça, tudo bem, não vai ser a primeira nem a última. Mas que aí tem fumaça e fogo, tem.
Não é incomum que atletas de alto desempenho engordem muito na aposentadoria. A atividade física diminue drasticamente, o apetite e os hábitos alimentares, não. Sem mencionar o luto, citado por Ronaldo, de se afastar da ribalta e da lona do circo. Maradona, entre outros transtornos de comportamento, precisou de uma Cirurgia Bariátrica para conter o ganho exponencial de peso, após meses de um Comer Compulsivo (não era a sua única compulsão, diga-se de passagem).
A Síndrome Metabólica, que dá título a esse post, é um quadro de alteração da capacidade do organismo de procesar e armazenar açúcares e gordura. As células ficam resistentes à Insulina, causando alterações dramáticas no peso e no apetite. Como a Insulina está sempre alta, a fome e a vontade de consumir porcarias também está elevadíssima. Quanto mais a pessoa come, mais rápido vem a sensação de fome. A Saciedade também fica prejudicada. Começa aí um processo infernal de luta com a balança e aumento de glicose e colesteróis, com efeitos sanfonas dramáticos. Está tocando o sininho na sua cabeça, leitor e leitora? Ronaldo demora muito a emagrecer e precisa de um fim de semana sem jogo para engordar 5 quilos. As suas dores derivam, claro, da combinação de contusões antigas com sobrepeso, que ele não consegue vencer. Por isso ele diz que foi derrotado pelo seu corpo.
Portanto, às pessoas que ficaram assustadas e acharam que, por conta do Hipotireoidismo vão engordar e sofrer como o Ronaldo, fiquem tranquilas. A alteração tireoidiana é provavelmente a pontinha de um iceberg do que realmente está acontecendo. Espero que o homem que está sofrendo possa agora, finalmente, dedicar um bom tempo à sua recuperação.

2 comentários: