sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Silêncio Antes do Grito

Costumo dizer que o Natal dos psiquiatras é dia 4 de Janeiro. Podemos colocá-lo no dia 6, para coincidir com o Dia de Reis. Quando todos retiram as luzes, os enfeites e as árvores de Natal que os psiquiatras podem cantar as músicas e chamar as charangas melancólicas, tocando aquelas músicas que as vovós entoavam no Natal. Essa é a época de maior risco para suicídios, homicídios, overdoses e acidentes. Esse clima de uhúú!! Deixa todo mundo meio desparafusado. Houve um Natal nos idos de 2004 que eu passei o tempo todo grudado no meu Pager. Um muy amigo me encaminhara um rapaz em surto psicótico. Pedi para levá-lo a uma clínica que eu gosto para ele ser avaliado e eu iria vê-lo depois de comer o peru. O mal humorado e mal remunerado plantonista achou que o garoto estava ok e mandou-o para casa, com um medicamento com efeito próximo ao chá de camomila. O moleque nem chegou em casa e já saiu vazado, sumindo pela Paulicéia desvairada e solitária nesses feriados de final de ano. A mãe me bipava de meia em meia hora para perguntar o que fazer para localizá-lo, já que as delegacias não o consideravam desaparecido. Eu orientei, pensei junto, mandei avisar todos os amigos e familiares, ele acabou aparecendo na casa de um parente no meio da madrugada, toca o bip, eu mando para outra clínica, falo com o plantonista, o menino acaba internado e recebe o tratamento. A mãe, que me acionara umas doze vezes, liga no dia seguinte dizendo que o plantonista era um amor e iria ficar com o caso. Nem obrigado ela falou. Acho que esse não seria o único surto que o rapaz teria em sua vida. A moça nunca mais me bipou, até porque cancelei o bip.
De um jeito ou de outro, esses casos costumam pipocar no final de ano, quando o deus Dioniso vem cobrar um ano de trabalho intenso e de privação. E quando Dioniso ataca, suas sacerdotisas podem estraçalhar os homens que não conseguem se entregar a elas. Ou os que se entregam demais.
Não é incomum então que ocorram intercorrências de final de ano. Teve uma vez que uma repórter da Folha me ligou: em um dia de Janeiro, houve registro na cidade de São Paulo de 4 crimes passionais, do namorado atirando na namorada depois de tomar um fora. O que está acontecendo, doutor? É a época do ano, moça. Paulo Maluf diria: Estupra, mas não mata. Não, os caras estão querendo encontrar a amada em outro mundo, já que nesse, ela não o deseja mais. Não vai ser minha, não vai ser de ninguém.
Nessa época barulhenta, as pessoas ficam cada vez mais refratárias ao silêncio. É uma pena, porque é um período de delicioso silêncio. Silenciam-se as buzinas, as compras, as ânsias. Fica, apenas, a sensação de cansaço que se estende até o último grito de final de ano ou de festa cheia de pessoas vestindo branco. O dia 31 de Dezembro é diferente do Primeiro de Janeiro. O que é uma pena. Eu gosto desse silêncio que antecede o Reveillon.

7 comentários:

  1. E eu adoro está época na cidade. O silêncio já chegou aqui no Jardim Paulista. Tudo tranquilo em qualquer lugar que a gente precise ir. 2013 um ano 6 chegando com muitas coisas boas ... principalmente para os temas principais que trabalhamos nos últimos meses :)
    Desejo um ótimo 31 de Dezembro e um ano espetáculo pra ti Dr. Spinelli.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. 2013 Ano de Coagulatio. Um ano de best seller para minha vida. Sem a sua parceria, ajuda, dedicação e carinho, eu provavelmente teria muito mais trabalho de cuidar de meu jardim. Minha vida tem sido o trabalho do encontro comigo mesma. Ter ouvido o chamado da minha alma, ir de encontro a minha vocação, parte destino, parte de graça divina e parte de escolhas que acredito estar me aprimorando neste sentido. Tudo isso movido pela concretização de uma fé. Agradeço à santa paciência por continuar a ter paciência comigo.
    Desejo uma Maravilhosa entrada de Ano pra ti e para os seus.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. AFINAL FIQUEI INTERESSADA, SÓ PRA VARIAR...
    COAGULATIO, EM RESUMO ...
    A depressão, com seus aspectos simbólicos relacionados à Saturno, propicia na psique humana o retorno à interioridade e o aprisionamento de suas fantasias e devaneios na realidade limitada do mundo. Sente-se com isto, o sofrimento, o frio, o distanciamento social, assim como peso e escuridão, características evidentes do processo depressivo. Esta dimensão depressiva tem como principal finalidade proporcionar à psique um desenvolvimento criativo, promovendo o processo de individuação. A depressão pode ser associada subjetivamente ao metal Chumbo, que propicia o processo da Coagulatio alquímica, onde a solidificação, ou seja, a transformação do Mercúrio alquímico em terra, em sólido, é o principal objetivo, rumo ao encontro da pedra filosofal.

    ResponderExcluir
  4. CONTINUANDO Á APRENDER...
    A pedra filosofal - com a qual se podem converter em ouro os metais vulgares - proporciona àquele que possui uma longa vida, livre de todas as enfermidades, depositando nas suas mãos mais ouro e prata do que os príncipes mais poderosos desse mundo possam possuir. Contudo, acima de todos os outros bens da vida, este tesouro possui a peculiar vantagem de tornar plenamente feliz aquele que possui, pois só o simples fato de olhar basta para o tornar feliz, além de que o temor de o perder é algo que nunca sente.
    Em termos psicológicos, a pedra filosofal poderia ser comparada ao que se busca no processo de individuação, ou seja, a completude do ser, o tornar-se consciente e uno, o self. Tendo isto como realidade, a processo alquímico seria então o próprio processo de individuação, ou seja, o que gera o desenvolvimento e a transformação.

    ResponderExcluir
  5. ...
    JUNG (1977, p. 228), resume a Opus Alquímica da seguinte forma:

    A alquimia representa a projeção de um drama ao mesmo tempo cósmico e espiritual em termos de laboratório. A opus magnum tinha duas finalidades: o resgate da alma e a salvação do cosmos... Esse trabalho é difícil e repleto de obstáculos; a opus alquímica é perigosa. Logo no começo, encontramos o "dragão", o espírito ctônico, o "diabo" ou, como os alquimistas o chamavam, o "negrume", a nigredo, e esse encontro produz sofrimento... Na linguagem dos alquimistas, a matéria sofre até a nigredo desaparecer, quando a aurora será anunciada pela cauda do pavão (cauda pavonis) e um novo dia nascerá, a leukosis ou albedo. Mas neste estado de "brancura", não se vive, na verdadeira acepção da palavra; é uma espécie de estado ideal, abstrato. Para insuflar-lhe vida, deve ter "sangue", deve possuir aquilo a que os alquimistas denominam a rubedo, a "vermelhidão" da vida. Só a experiência total da vida pode transformar esse estado ideal de albedo num modo de existência plenamente humano. Só o sangue pode reanimar o glorioso estado de consciência em que o derradeiro vestígio de negrume é dissolvido, em que o diabo deixa de Ter existência autônoma e se junta à profunda unidade da psique. Então, a opus magnum está concluída: a alma humana está completamente integrada.

    ResponderExcluir
  6. oi Marco.

    Voçe poderia comentar estas informações que colhi na internet para me esclarecer o 'Coagulatio' ?!!

    Agraceço desde já,

    beijo

    ResponderExcluir