domingo, 2 de dezembro de 2012

Vivências de Pico

Um leitor desse blog e amigo, Fábio, me perguntou por e-mail o que eu achava das EQMs, as Experiências de Quase Morte, um campo de controvérsia entre os Céticos e os Metafísicos de praxe. Eu pedi para tomar uma Kaiser antes. Vou acabar com a pouca credibilidade que me resta. Mas vamos lá.
O psiquiatra suíço Carl Jung, já idoso e sempre metido a atleta, teve, já idoso, um acidente na neve, o que causou-lhe uma fratura. Na época, ele ficou completamente imobilizado no leito, o que, sabemos hoje, é praticamente uma sentença de morte do idoso se não forem tomadas algumas medidas de prevenção, que não eram disponíveis nos anos cinquenta do século passado. Jung acabou tendo um Tromboembolismo Pulmonar, evento ainda hoje de extrema gravidade quando ocorre. Durante esse evento, ele teve uma experiência psíquica bastante descrita por pessoas que passaram pela Experiência de Quase Morte: Jung viu seu corpo de fora e de cima. Gradativamente foi se afastando, afastando até subir nas nuvens e sair na estratosfera, vendo a Terra de longe. Lá ele encontrou com Emma Jung, sua esposa recentemente falecida. Finalmente, ele se viu perto de entrar numa espécie de templo, onde ele finalmente saberia quem ele era, qual a sua substância espiritual. Antes de entrar, entretanto, encontrou com seu médico, que estava vestido como um sacerdote de Cós, terra do pai da Medicina, Hipócrates. O seu médico deu-lhe a má notícia que sua hora não havia chegado e que ele teria que voltar para casa. Jung descreveu em seu livro - ”Memórias, Sonhos, Reflexões” este episódio. Voltar para dentro de seu corpo foi como voltar para uma caixinha de fósforos, relatou. Quando acordou, soube que havia passado por uma Parada Cardio Respiratória e tinha sido reanimado. Ele surpreendeu a todos quando pediu para falar com seu médico, imediatamente. O fato de tê-lo visto naquela outra dimensão significava algo. O médico não lhe deu ouvidos e teve um infarto pouco tempo depois, morrendo instantaneamente.
Os cientistas reduzem esses episódios e vivências como sonhos vívidos, sonhos que acontecem quando estamos em estado intermediário entre o sono e a vigília. O bem estar e os sentimentos de beatitude e iluminação são atribuídos a uma bomba de Endorfinas despejadas no Cérebro quando estamos perto da morte ou em risco de vida. Tudo não passaria de alucinações ou ilusões provocadas pelo estado de sofrimento das células, como um último alento antes de sucumbir. Um evento biológico, portanto.
Muitas pessoas descrevem com precisão os eventos e o que se conversa no momento da reanimação como se estivessem descrevendo os mesmos em terceira pessoa. O próprio Jung descreveu exatamente a posição de seu corpo e os esforços das pessoas em reanimá-lo. A experiência lembra também algumas algumas vivências de Pico, estados de iluminação e beatitude que místicos, meditadores e pessoas comuns descrevem como experiências espirituais de ampliação de consciência e intensa beleza, quando o Ego perde seus limites e se funde com o mundo. Ou com Deus. Não há mais limites, nem medos, nem preocupações, só a sensação de expansão e gozo. Os céticos diriam que uma boa viagem de ácido ou um gole de Ayhuasca, num ritual do Santo Daime, podem provocar todas essas sensações.
E o que o autor dessas mal tecladas acha do assunto? Recentemente escrevi sobre o Quinto Cérebro, que na verdade não é o Cérebro, mas a Mente Não Local. Sonhos premonitórios, sensações compartilhadas por pessoas separadas por quilômetros, como uma Mente que não respeita a localidade e viaja com uma velocidade maior do que a luz. Experiências fora do corpo e várias experiências não locais pertencem a essa dimensão psíquica.
Muitas pessoas que passam pelas EQMs voltam da vivência diferentes, com uma visão mais serena e mais espiritualizada da vida. Sentem que não precisam mais temer a morte, nem a vida. É uma experiência que demonstra o quanto o ponto de vista do Ego, com seu medos e mesquinharias, é extremamente limitado. Eu acredito nisso. Pouco me importa se isso for uma overdose de Endorfinas.

3 comentários:

  1. Sensacional e corajoso! Sua credibilidade só aumenta, mestre! Abs, Priscila

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Priscila, sensacional e corajoso sem duvida.
    Obrigado por tomar apenas uma Kaiser antes.. rs... ou sabe Deus o que estaríamos lendo agora, caso vc tivesse tomado uma caixa, antes de refletir sobre o tema..kkk

    Vc bem sabe que eu adoro frases de efeito, não posso deixar escapar mais uma: a cada dia que passa,me convenço ainda mais que "existem temas, que por mais que eu tente entender, não tenho capacidade cognitiva para".

    É impossível racionalizar algumas coisas.

    A propria Mente Não Local, como uma entidade, é como vejo, as vezes, Deus.
    Sei que existe, está lá, mas não posso tentar provar, racionalizar ou pensar muito..então, acabo desistindo...puto, mas acabo desistindo, justamente por me sentir um peixe de aquario frente a uma inteligencia ou algo muito além do que posso tentar entender.

    Sou meio cetico qto ao ceticismo desse tema (perdao, nao resisti..rs), pois se hipoxia + endorfina + qq erva maluca desse esse mesmo "barato", que como rebote, ainda traz uma baita paz interior e obviamente viciaria o mais careta do mundo, algum "filho da puta" já teria inventado uma dragea dessa coisa e isso estaria bombando por aí...rs
    Obrigado pelas respostas, meu amigo.
    Abs
    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitoooooooooooooo deste 'Post' !!!
    Por muitossssssssssss motivos :

    1- este é um assunto q me pertence deste q me lembro
    2- este é um assunto presente abundantemente em meus dias, desde 27 de outubro de 2011, quando meu lindo e amoroso Pai partiu para outro Plano Espiritual
    3- este post me relembrou deste acontecimento semelhante ao do meu Pai que também fraturou uma perna e simplesmente perdeu a vida depois de 18 dias lutando pela sua cura
    4- este post vindo de Jung, me encheu de esperança
    5 e vindo de voçê, melhor ainda

    ResponderExcluir