quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aprendizagem e Repetição

No livro "O Gênio em Todos Nós", de David Shenk, há uma citação de Einstein, que disse: "A questão não é que eu seja muito inteligente. Eu simplesmente me detenho por mais tempo nos problemas". Seria um ato de falsa modéstia de um dos maiores gênios que já passaram por esse planeta? Acho que não.
Vários estudos demonstram que se atinge a excelência em alguma atividade com uma mistura de repetição, persistência e adiamento de recompensa. Crianças com essas características tendem a apresentar, no futuro, melhores resultados acadêmicos. A pichação nas paredes de cursinho: "Mate um japonês e entre na USP" é a manifestação desbocada dessa constatação. A cultura oriental favorece a repetição obstinada, a escassez de recompensa e a ênfase nos resultados. Nosso culto à autoestima das crianças produz um excesso de recompensa por gota de suor nos resultados. Podemos observar a nossa autocomplacência nas eliminações olímpicas.
Comecei esse post nesse tom porque estava ouvindo na rádio que o Senado sancionou lei que vai criar um sistema de cotas para as Universidades Públicas. Metade das vagas serão destinadas a alunos que fizeram o Ensino Médio em Escolas Públicas. Já consigo ver os pais com seus carros do ano pegando os filhos na Escola Estadual, olhando horrorizados para os manos que são os coleguinhas dos filhinhos. Fica fácil, então. Você matricula o seu filho na escola estadual, ele vai lá passar de ano sem aulas e sem professores, e depois o Jarbas leva os moleques para um Cursinho, onde eles vão realmente aprender. Depois é só passar com o sistema de cotas.
A Educação nesse país foi devastada nas últimas décadas por paternalismos e comiseração. Pelo visto, nosso esporte, também. Rios de dinheiro foram despejados na formação de atletas e olha os resultados. Era melhor mandar todo mundo treinar no Cazaquistão.
A excelência depende de repetição, aprendizado e tolerância ao erro. Está na hora de ensinar as nossas crianças a amar o processo de tentativa e erro que precede todo tipo de aprendizagem. Pessoas que desanimam diante da derrota não vão muito longe. Isso tem que ser implantado desde o Ensino Fundamental. Não adianta oferecer uma escola pública que, fora as ilhas de excelência, oferece um ensino de baixo nível, com professores e alunos desmotivados e morrendo de pena de si mesmos. O Estado não dá conta de educar as nossas crianças. Facilitar a entrada na Universidade de quem teve uma base ruim não vai resolver o problema, vai antes agravá-lo.
Einstein, que foi um aluno abaixo do medíocre, mudou o rumo do pensamento humano estudando e aprendendo sozinho, apenas levantando questões que ninguém prestava muita atenção. Ele se dedicou profundamente a essas questões até publicar, trabalhando em uma repartição pública, dois artigos que mudaram o rumo da Ciência, com a Teoria da Relatividade. Ele disse que conseguiu isso apenas se dedicando e errando milhares de vezes. A Lei que passou no Senado e deve ser sancionada pela presidente Dilma provavelmente teria desestimulado seu esforço.

6 comentários:

  1. Bacana! Licença para compartilhar..

    ResponderExcluir
  2. Tinha escrito algo, mas me esqueci de percorrer todo o caminho para publicar...
    Voltei aos textos nos quais expus comentários...mas não encontrei todos...EU E ESSA TECNOLOGIA INEVITÁVEL!!-rs....mas este eu postei no meu Face. Já estou lendo seus posts há pelo menos duas horas...
    Dr. Marco Spinelli, decifrador de pessoas e pessoa indecifrável! Grande e incomparável curador de seres humanos doentes da alma, cujos corpos se infestam do veneno que auto-produzem, como eu.
    Pra você o meu eterno: muito obrigada!
    Eterno...haja vista que a alma é eterna e há de lembrá-lo em outras encarnações, já que nesta, somente uma crise severa a faz procurá-lo, porque, nestes momentos, não há outro... mas, que assim que vê a luz, "abandona" o Mestre.
    Talvez você não possa entender e nem eu consiga explicar, mas para mim é mais um chinelo que quero guardar, mas coloco no lugar errado, e ele se perde.
    Eu não quero, mas as circuntâncias me impedem de evitar.
    Namaste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, mas vc não se identificou. Abç

      Excluir
  3. No Brasil resolveram dar acesso a boa educação na graduação.
    E o ensino fundamental? Os bons profissionais são seres em extinção. Para que dar cotas aos alunos de escola Estadual na USP? educação no Hj ouvi na CBN uma aluna da 4ª série de uma escola estadual que o professor de matemática toma pinga no intervá-lo e não é possível falar com ele. Imagino aprender.

    ResponderExcluir