terça-feira, 13 de abril de 2010

Diablogs 2 Faça um pedido ao Silêncio

Essa série terá pequenos diálogos em "short cuts", com um diálogo entre duas personagens, uma delas em sofrimento.

A conversa continuou, claudicante.
- O que está te incomodando?
- Olha, com certeza me incomoda esse Silêncio. Eu peço, peço, peço e esse negócio que chamam de Deus é só silêncio. Isso está me dando muita raiva...
- E muito medo?
Hesitou um pouco antes de assentir. Sim. Estava com medo.
- Você me ajuda?
- Que tipo de ajuda você quer?
- Você me falou que aquela história de peça/acredite/receba não funciona.
- Não falei nada disso.
- Bom...Para mim não está funcionando, nada nada...
- Então ... Podemos começar daqui.
- Como assim?
- Você pode começar fazendo uma Lista de "Não Consigo".
- Não vai ser nem um pouco difícil fazer uma lista assim.
- Beleza...Então começa.
- Começo...Não consigo melhorar, não consigo sair daqui, não consigo parar de chorar, não consigo acreditar em nada...Quer mais?
- Quero.
- Não consigo me concentrar, não consigo parar de ter medo (interrompida por seus soluços).
Esperou que aquele choro de alguma forma se apaziguasse, antes de falar.
- Terminou?
(Enxugando as lágrimas)
- Posso ficar o dia inteiro aqui, listando o que eu não consigo.
- Mas essa amostra inicial já é um bom apanhado?
Sorriu dessa expressão, "um bom apanhado".
- Podemos começar com isso.
- Então feche os olhos.
Obedeceu, um pouco sem graça.
- Imagine um altar, na frente desse grande silêncio. Conseguiu?
- Um altar?
- Isso.
- Não consegui, não.
- O que você consegue ver?
- Consigo ver um grande vazio. Graaannnde vazio. Um nada.
- Do que você vai chamar esse nada?
- Olha, sem ofensa, vou chamar esse vazio de Deus.
Sorriu.
- É um bom nome para o vazio.
- Obrigada.
- Agora pegue uma cesta com todos os "não consigos' e coloca diante desse vazio.
- ...
- Pronto?
- Quase. Ficou faltando um "Não consigo". Dos grandes.
- Qual?
- Não consigo um namorado que preste (risos). Posso colocar?
- Claro.
- E agora?
- Agora faça um pedido ao silêncio.
- Qualquer um?
- Não. Peça para o silêncio tomar conta de todos esses "não consigos".
- Só isso?
- Só. Deixe tudo aí.
- ...
- Deixou?
- Deixei.
- Pode abrir o olho.
Esboçou um sorriso.
- Melhor?
- Melhor.
- Ótimo. Faça iso toda vez que ficar angustiada.
- Só isso?
- Por enquanto, só. Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário