segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Motivação: Estofo, Energia, Energizar

Tenho, desde moleque, essa mania de ler o que me cai nas mãos; há alguns anos peguei a autobiografia de Jack Welch, presidente, ou para usar o termo em português, CEO da GE nos anos 90, inspiração para muitos dos atuais sistemas de gestão de pessoas nas empresas. Posso dizer que devo parte de meu ganha pão a esse estilo de transmitir ao funcionário a impressão que ele é sempre descartável e quando seus resultados não forem mais satisfatórios, rua. Thank you, Jack! O fato é que sempre há algo que se salva em um livro e o dele tinha um trecho bacana, sobre o que ele espera de seus líderes, além de um bom chicote e algemas: a doutrina dos três "E" - Estofo, Energia, Energizar (não sei se os termos em inglês são esses, então me corrijam os leitores quando eu fizer alguns enganos).
Ainda hoje eu conversava com uma cliente que se queixava de seu chefe, que apresenta todas as características contrárias às propostas por Jack Welch: ele não tem Estofo nenhum, ou seja, vira paçoca diante de qualquer dificuldade, pouco sabe sobre os princípios de sua gerência ou tem imensa dificuldade em transmitir o seu conhecimento. Isso acarreta uma perda de Energia constante de sua equipe, que ficam correndo como baratas tontas para tentar atender às suas demandas flutuantes e sua falta de planejamento e clareza. Finalmente, os níveis de motivação caem de forma nunca vista, ante o olhar cegueta da direção, que vê o grupo se desmanchar sem perguntar a um passarinho azul o que está acontecendo (em português corporativo: what the hell is going on, people?) Em homenagem a esse tipo de gerenciamento, que muito contribui para os consultórios de psiquiatras e terapeutas, vamos abordar nos próximos 3 dias esses "E"s e como usá-los em sua vida pessoal e profissional. See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário