quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diablogs 3 - Outro pedido

Nesta série, vamos utilizar de diálogos em "short cuts" para falar de temas relacionados com angústias, medos e formar de lidar com essas dificuldades. Espero que gostem.

Percebeu com alguma estranheza que ela não estava angustiada ou sofrendo naquela manhã quase ensolarada. Cumprimentou-a com os olhos.
- E aí?
- Tudo bem.
- Estou melhor hoje.
- Bacana.
- Fazia tempo que eu não ouvia essa.
- Essa o que?
- Essa expressão, "bacana".
Esboçou um sorriso.
- Hoje vai ter de novo?
- O que?
- Aquela coisa lá que você fez ontem?
- Aquele exercício?
- Aquele negócio do "Não consigo". Foi bem legal.
- Ué, hoje a gente pode fazer o contrário.
- Como assim?
- Hoje você pode começar a fazer uma lista de "Consigos".
(Suspiro, fundo).
- Não tenho muitos consigos, não.
- Você consegue falar, não consegue?
Assentiu com os olhos.
- Você consegue reclamar e se lamentar, não é mesmo?
Olhou, com um esboço de sorriso.
- Acho que estou entendendo.
- Feche os olhos e faça uma lista de consigos, por favor.
- Não consigo (risos).
- Muito engraçado.
- Posso fazer, então?
- ...
- Eu consigo respirar... Eu consigo sonhar...Eu consigo escolher... Eu consigo até estar viva, veja só (risos).
- Pensa em todos os seus consigos. Você consegue vê-los?
- Como assim?
- Você consegue colocá-los em um carrinho de mão?
- Pode ser um caminhão (risos).
- Melhor ainda. Enche um caminhão de "consigos".
- ...
- Já fez?
- Espera.
- Ok.
- (...) Pronto.
- Agora coloca este caminhão no meio do Silêncio.
- Deixa lá, junto com os "Não consigos"?
- Não. Deixe que os "Não consigo" abracem os "Consigo".
Sorriu, quase maravilhada.
- Eles estão se abraçando, mesmo.
- Que bom. Deixe-os assim, abraçados.
A sua expressão era de paz. E de alívio.

Um comentário:

  1. Nina juntou tudo que não lhe dizia mais respeito.
    Fez um grande balão.
    E soltou no ar.

    ResponderExcluir