segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quântico, Porém Honesto

Podemos dividir todas as visões científicas em duas grandes correntes, desde Platão e Aristóteles: os físicos e os metafísicos. Os primeiros acreditam na realidade que pode ser medida e testada, os metafísicos acreditam no invisível e no indizível. Para eles, a realidade é apenas uma casca fina de uma realidade muito maior. Jung dizia que o Ego, a camada psíquica que mais percebemos e que organiza a nossa experiência consciente, com relação ao Inconsciente, é como uma traça comendo um casaco da Austrália. O Ego é a traça e a Austrália é o Inconsciente. Você acha que a traça consegue imaginar, comendo um casaco da Austrália, o que é a Austrália?
Na Medicina, na Ciência, os materialistas ganharam e de goleada. Os metafísicos são classificados de pouco científicos, ou não científicos, o que é um xingamento definitivo. Quando escrevo isso, lembro de um congresso em que um colega, dos mais respeitados neurocientistas desse país, fazia uma aproximação entre a Neurociência e a Metateoria Freudiana. O seu debatedor quase deu um chilique, alinhando todas as barbaridades teóricas que já tinha ouvido dos freudianos. Como acontece muitas vezes em debates quase científicos, os dois discordavam falando a mesma coisa: é claro que dá para aproximar os constructos freudianos da Neurociência, mas sempre com a parcimônia de propor o que pode ser testado e refutado pela experiência.
Hoje em dia, os metafísicos, na sua desesperada tentativa de deixarem o limbo da não cientificidade, adotaram a Física Quântica como metáfora salvadora. Tudo o que não é local, não pode ser medido pela ciência materialista ou mesmo é proveniente do umbigo do autor, tudo isso fica debaixo do guardachuva do Quântico. Os curadores energéticos tem um “Toque Quântico”. Os fenômenos não mensuráveis, a Parapsicologia, o Tarô e a Astrologia, todo mundo é um pouco quântico em sua prática.
O Pouco que eu sei é que a Física Quântica fez uma das maiores descobertas da Ciência, em todos os tempos: que matéria é energia condensada, e que há um estado de transição em que o elétron pode se comportar como onda e como partícula, ao mesmo tempo. Grande triunfo dos metafísicos, depois de séculos de opressão. Tudo o que existe é energia, tudo vibra e pode passar de um estado a outro. Reza a lenda que o maior santo da Irlanda, Saint Patrick, atravessou uma fogueira sem ser queimado. A sua matéria corporal entrou em altíssima freqüência vibracional e ele se teletransportou no meio da fogueira, sem se queimar. Diriam os cientistas: uma lenda.
Uma cliente minha foi até Goiás, conhecer João de Deus, um médium, ou um curador quântico, e ouviu relatos de mudanças físicas impressionantes nas pessoas após as cirurgias espirituais. Histeria coletiva e autosugestão, dizem os cientistas.
Os físicos continuam encontrando hipóteses para explicar esses fenômenos e se escoram na maior das barricadas, que é a não replicabilidade dessas experiências. Não há um João de Deus em cada esquina, removendo tumores com uma faca de cozinha, sem esterilização ou anestesia. Tudo não passa de mecanismos inatos de cura de nosso organismo, ativados por uma forte sugestão emocional. Para os materialistas, tudo tem, ou terá, alguma explicação que vai contrariar os apressados e românticos metafísicos. Enquanto isso, os curadores quânticos salvam milhares de vidas escondidos dos holofotes da Ciência.

Um comentário:

  1. Felizmente !!!
    Felizmente os curadores quânticos desenvolvem seus dons, seus trabalhos, salvando vidas!!
    E quem quer acredita na ciência quântica com o objetivo de se fazer bem, de sempre melhorar a qualidade de vida, de ter mais saúde mental, psicológica, física, espiritual, o faz.Quem sabe, daqui a pouco, toda essa ciência quântica passa a ser mais "concreta"para os materialistas.
    E isso traga um benefício em maior escala para a humanidade.
    Bem, tudo tem sua hora.Acredito nisso.
    A física quântica já é um passo a frente , pois o passado dela foi considerado como preceito religioso, curandeirismos, coisas de "gente sem cultura", sem estudos, idéias malucas de esotéricos, etc.
    Que cqdq um creia no que lhe parece fazer sentido, mas que tenhamos a mente aberta .
    Bj
    Sonia

    ResponderExcluir