quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Jujú e Lula

Às vezes, quando eu olho a tela branca desse blog eu me lembro das tirinhas do Angeli na Folha, "Angeli em Crise", sempre com nuvens negras e horrores cercando a falta de um tema. Sou altamente solidário. Como escapar da falta de um tema? Eu poderia facilmente aproveitar o ensejo para disparar mais um blog contra o Juvenal Juvêncio, mistura de Paulo Francis com Hugo Chavez (tem a impostação de voz, a teatralidade e a humildade de Paulo Francis, junto com a habilidade política e vocação democrática de Hugo Chavez), o atual presidente (?) do glorioso São Paulo Futebol Clube. Mas já mandei algumas sapatadas no Jujú e ele não parece balançar no cargo. Poderia falar da contratação de Leão, para teoricamente "botar ordem na casa" tricolor. Impressionante como as dificuldades com a própria virilidade que acomete a diretoria tricolor pode virar essa escolha compensatória, de um suposto xerife que veio falando grosso e colecionando resultados pífios (inclusive ser eliminado da SulAmericana pelo poderoso Libertad, do Paraguai. O salário do Rogério Ceni e do Luís Fabiano pagam todo o elenco do Libertad e ainda vem troco). Mas deixa para lá. Só fica um adendo Shakeaspeariano de que o poder, quando usurpado ou exercido de forma ilegítima, traz resultados trágicos mesmo, desde os tempos de Hamlet.
Podemos falar da relação entre Luto e Câncer, para mudar de tema. O expresidente Lula desenvolveu um tumor de agressividade moderada em sua Laringe apenas 10 meses depois de deixar o poder e, principalmente, o centro das atenções. Lula já vinha dando vários sinais de luto na época da campanha presidencial, dizendo que iria exterminar a oposição, caçando os desafetos que lhe tiraram a CPMF em seus estados em verdadeiras cruzadas revanchistas. Chegou a nos brindar com várias inadequações etílicas, mais do que a sua média, a ponto de ter sido retirado de circulação após o primeiro turno por alguns dias, até recuperar a sobriedade (em ambos os sentidos). Diriam os oncologistas que eu estou falando uma bobagem psicossomática, que o tumor já estava lá e deu sinal de vida apenas agora, após um crescimento gradativo. Stress, Álcool e Nicotina teriam causado o estrago. Beleza, posso aceitar o argumento. Mas é tão escandalosa a relação entre períodos prolongados de tristeza e luto e a eclosão ou recidiva de doenças oncológicas que é impossível para um psiquiatra ignorá-la. Lula foi um presidente ansioso/medroso no começo do mandato, mas depois passou bons anos em "furioso enamoramento de si mesmo" como diria Nelson Rodrigues. Nunca se viu um presidente com uma autoestima tão favorável, com uma capacidade tão imensa de atrair a atenção e o amor de todos. É lógico que tanta fúria narcísica tem lá o seu preço, pois como saciar um egocentrismo tão mastodôntico? Nenhum carinho, nenhuma atenção, nenhum reconhecimento são suficientes para aplacar essa fome. Lógico que perder isso da noite para o dia não é mole. Ainda mais com uma presidenta-poste que Lula elegeu mas que não consegue comandar. O pior, na hora que faz uma pequena limpeza, demonstra de forma consistente a putaria nababesca dos anos Lula. Os 85 bilhões jogados no ralo dos parasitas que há séculos consomem nosso sangue brasileiro.
Bom, Lula, te desejo sorte. Pode passar aqui no consultório que eu te dou uma guaribada nesse luto. Difícil é tratar o luto de 170 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário