quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ariadne e Fedra

No filme "A Origem", que eu espero estar citando pela última vez, um personagem em busca de redenção, Cobb, interpretado por Leo Di Caprio, precisa entrar dentro do Inconsciente de um homem, herdeiro de conglomerado, para inserir uma idéia. Daí o título em inglês do filme, "Inception". Já falei sobre isso nos outros posts, se o leitor(a) se interessar. Cobb representa o herói decaído, aquele que teve o poder de mudar o mundo e usou esse poder de forma ilegítima, causando indiretamente a morte de sua esposa e o exílio, vivendo londe de seu país e de seus filhos. Para tentar a redenção, vai precisar da ajuda de uma menina, Ariadne, brilhante construtora de cenários e labirintos. Ariadne, no filme, representa a pureza da virgem, a capacidade de ajudar o herói decaído com o coração limpo e o desprendimento de quem entrega o seu amor e sua energia para conseguir curá-lo.
Na Mitologia Grega, Teseu é o herói que tenta salvar Atenas do domínio de um rei perverso, o rei Minos, também citado nos posts anteriores. Teseu precisa da ajuda da virgem Ariadne, filha do rei, que vai colocá-lo dentro do Labirinto onde vai matar o monstro, meio homem, meio touro, o Minotauro. Ariadne, a da Mitologia, entrega ao herói o seu amor e sua astúcia, ajudando-o a ludibriar o rei tirano e entrar no labirinto, onde finalmente consegue matar a fera. Mais importante do que entrar em um labirinto é sair de lá, o que o herói consegue com a ajuda do fio de Ariadne, um carretel de lã que o leva de volta para a saída.
O que Ariadne não contava é que o herói Teseu se apaixona por sua irmã, Fedra (bem que Nelson Rodrigues dizia que todo homem tem direito a uma cunhada por perto). Teseu trai o seu destino heróico, rapta as duas irmãs e larga Ariadne no meio do caminho na sua volta ao lar. Ariadne, traída e abandonada em seu amor, acaba se casando com Dionísio, o que não foi mau negócio. Mas não vamos falar nisso hoje. Vamos nos deter em Ariadne, a irmã boa e Fedra, a irmã má (tema de uma novela que a Globo refilmou há uns anos, "Mulheres de Areia", com as gêmeas Rute e Raquel). Fedra não hesita em tomar o homem da irmã. Incapaz de um amor verdadeiro, inferniza Teseu com suas variações de humor, seu egoísmo e seu comportamento inconstante. Durante a epopéia, vai acabar causando a derrocada final do herói, que vai ficar preso a uma pedra no reino dos mortos. Se eu fosse escrever um livro de Autoajuda, o título poderia ser: "Por que os homens preferem as malvadas?"( em inglês: Why do men love bitches?). Quantas vezes vemos homens passarem anos com as Ariadnes, que lhe dão apoio, ajudam a construir o seu sucesso e caminho e, quando chegam lá, abandonam a sua companheira como fez Teseu e vão gastar seus estoques de Viagra com as Fedras chorosas e carreiristas?
Ariadne representa o amor desprendido, a companheira que sacrifica tudo pelo outro, ajudando em cada passo rumo às vitórias, e derrotas, da vida. Os homens vão atrás das Fedras. Elas são donas de seu desejo e sabem usá-lo. Em nossa "civilização autoestima" parecem confiantes, siliconadas, bombadas, atrás dos seus machos-alfa.
Ariadne padece de excesso de bondade. Para o pensamento junguiano, os excessos, mesmo de bondade, produzem o desequilíbrio. As Ariadnes aprendem a tecer os seus carretéis para homens que sejam dignos de seu amor. É um caminho tortuoso, mas possível. Ariadnes passam a valorizar o homem que está lá. O homem que se mostra, com o tempo, digno de seu amor. Não se entregam para qualquer clava ou sandália de herói. Ariadne, quando desenvolvida, aprende que Narciso (e Teseu)acham feio o que não é espelho.

Um comentário:

  1. Como Fedras que não sabem amar : "Narcisos e Teseus" desconhecem o amor desprendido de amarras... ao menos as Ariadnes cedo ou tarde em suas vidas descobrem isso, atraves da dor e do sofrimento, elas se despem das ilusões e assim podem se dar a chance de possibilidades mesmo que remotas de um dia encontrar um homem digno de receber seu amor.

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