quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Senhora do Labirinto

Antes de Ariadne ser nome de Ex BBB (e que Ex BBB), havia uma outra Ariadne, a da Mitologia Grega. Esse post vai falar da Ariadne original e da personagem do filme "A Origem", que já andou aparecendo nos últimos posts. Sei que os leitores já devem estar um pouco cansados dessa quase obsessão do autor dessas mal tecladas pelo filme. Não gostei tanto dele assim. Vou dar uma aula sobre ele em Outubro, então aproveito para explorar as suas diferentes facetas nesse blog.
Para conhecer Ariadne,a da Mitologia Grega, precisamos conhecer o seu pai, o rei Minos. Minos era o rei de Creta, um tirano. A sua esposa, como acontecia com as esposas mortais de alguns reis, teve um filho ilegítimo com Poseidon, o deus dos Mares. O fruto do chifre foi um chifrudo, não o rei Minos, mas um monstro, o Minotauro, o touro de Minos. Para encobrir a sua vergonha, Minos ouve um astuto conselheiro, Dédalo, que sugere a construção de um labirinto perfeito, impossível de se sair, onde o rei deixa o monstro preso.
No filme, o personagem de Léo di Caprio, Cobb, é perseguido em seus sonhos pela imagem de sua esposa morta. Ele tenta lidar com isso construindo um labirinto de memórias, onde ela vai ficar presa, ou pelo menos, onde ela deveria estar. Como sabemos desde Freud, tudo o que é recalcado volta como sintoma.
O rei Minos mantém o Minotauro preso oferecendo a carne fresca de jovens atenienses, deixados no labirinto para serem devorados pelo monstro.
Cobb sacrifica também o seu bem mais precioso, os seus filhos, de quem ele é separado por ser o principal suspeito da morte de sua esposa. Ele foge do país e vive atormentado pela lembrança de seus filhos, a saudade de sua esposa e o labirinto de culpas que o impedem de viver. A sua esposa aparece em todas as suas tentativas de entrar nos sonhos das pessoas. Ela não fica presa no Labirinto. Mal, a sombra de sua esposa, é o monstro que habita a psique de Cobb. Ela possui o seu coração e sua mente. Para a libertação ele vai precisar matá-la, de uma vez por todas. É aí que entra Ariadne. É dela que vamos falar com mais vagar em nosso próximo post. Não percam.

Um comentário:

  1. Eu não perderei :)... Labirinto,lugar de mistério, fascínio, por que não: ambiente que vive nossos desejos mais obscuros e que espelham muito bem o lado da Sombra que vive em todos nós ( a vida não vivida, que deixamos para trás ao fazer outras escolhas).

    ResponderExcluir