sábado, 6 de agosto de 2011

A Origem 4 Pensamento Viral

- Pode perguntar.
- Pode perguntar o que?
- Pode perguntar se eu assiti o filme inteiro, dessa vez.
- (Riso)Você assistiu o filme inteiro, dessa vez?
- Não! (Gargalhadas)
- Não vou mais lutar contra isso.
- Não?
- Não. Aprenda isso: quanto mais a gente briga com uma defesa, mais forte ela fica.
- Eu não assisto o filme porque estou me defendendo...
- Exato.
- A minha "defesa" é a seguinte, querida: eu vejo o filme sempre que vou fazer a minha bike. Como eu aguento pedalar uns vinte minutos, eu vejo o filme em partes.
- (Sorriso bondoso) E assistindo assim picado, a sua compreensão é melhor?
- (Olhar de dúvida) Você está me sacaneando?
- (Riso) Não. Você está?
- Também não.
- Então segue o enterro, minha filha. Qual é a sua pergunta do dia?
- Pergunta?
- Ai, meu Deus!
- Tá bom, tá bom... Eu quero falar um pouco sobre a Incepção, pode ser?
- Nossa, vejo sinais de vida inteligente! Prossiga.
- Você acredita que isso é possível? Dá para implanter uma idéia na cabeça de alguém e ela crescer como um vírus?
- Claro que isso é possível. Aliás, é uma das coisas mais legais desse filme. Dá para fazer o imprinting, mas ele não pode ser literal.
- Desculpe, eu...
- Eu sei, eu sei. Vou explicar melhor. Nós já conversamos sobre isso outro dia. Todos tentam fazer imprintings na sua cabeça. Faça isso, faça aquilo, beba Coca-Cola, não perca a promoção de lingerie sexy das lojas Marilda...Sempre esse tom de ordem, sempre essa imposição tentando fazer uma inserção. Concorda?
- Sim.
- Eu gosto ainda mais desse termo, então; fazer uma incepção é diferente de fazer uma inserção. Inserção é tentar colar em seu subconsciente uma idéia. Incepção é fecundar o seu Inconsciente com uma idéia que vai se desenvolver e desenrolar como um vírus, até virar um sistema de pensamento e de crença. Dá para perceber a diferença?
- A diferença é de profundidade e de atitude.
- Isso! Em estados cada vez mais profundos de inconsciência as idéias podem ser colocadas e criar vida. Mas, se você usar um comando, tipo faça isso, faça aquilo...
- Vai ativar as defesas.
- Vai ativar as defesas. Imagine uma inserção de uma idéia: "Espelho, espelho meu, não existe alguém mais bonita do que eu".
- Uma inserção clássica.
- Sim. Clássica. As defesas ficam reagindo à essa idéia. Em nosso caso, para evitar a gênese de uma idéia delirante em nossa cabeça (risos).
- Fale por você (risos).
- A incepção é mais sutil e mais viral. É algo como: "Eu conseguiria me tornar uma mulher muito bonita". Mas aí entra o condicionante.
- Como assim?
- Caramba. Demorou quase meia hora de conversa para o primeiro "Como Assim?".
- (Sorriso amarelo)Não zoa. Como assim?
- O condicionante é uma coisa do tipo: "Eu conseguiria me tornar uma mulher bonita SE eu emagrecer doze quilos".
- Mas isso é um dado de realidade.
- Não meu bem. É um condicionante e um impeditivo. Na hora que você coloca o SE, o resto se desmancha. Aparecem os arquivos de regimes que fracassaram, o marido te chamando de gorda e a calça que não entra mais, de jeito nenhum. A Incepção é uma sugestão, uma idéia que pode se multiplicar. Não é um Se, mas é um E Se? E se eu deixasse a beleza fazer parte da minha vida? E se eu parar de xingar o espelho? E se as coisas começassem a realmente dar certo para mim?
- No filme, eles querem fazer a Incepção da idéia: "O meu pai quer que eu siga o meu caminho".
- Só que o que eles conseguem é algo muito mais profundo.
- Como ass...?
- Ele chega diante de seu pai moribundo, cheio de dor e amargura, esperando ser censurado ou diminuído mais uma vez, mas ouve algo completamente diferente: o pai se arrepende de não ter sido um bom pai, não ter permitido que ele, Robert Fischer, encontrasse o seu caminho.
- Eles se encontram e se unem.
- Eles se unem em um perdão mútuo. Aí que pode ser feita a Incepção: quando os programas condicionantes são dissolvidos no perdão.
- Parece complicado.
- Por isso que não é para qualquer um. Por isso que não adianta comprar um livro de programação neurolinguística para tentar ser uma pessoa "mais positiva".
- A Incepção precisa ser profunda.
- A Incepção precisa ser profunda e a pessoa precisa cultivar esse sistema de novas idéias para elas crescerem.
- Não entendi nada. Não basta fazer a Incepção?
- Não. Vamos pegar o tal exemplo: "Eu poderia ficar bem mais bonita". Se quer deixar a idéia se multiplicar como um vírus, eixe ela se espalhar pelo seu dia: embeleze a sua roupa, o seu cabelo, tenha nojo dos alimentos que te fazem sentir-se gorda. Essas coisas. Como aquela música gospel antiga: "Essa pequena luz que eu tenho, vou deixá-la brilhar".
- Isso pode virar um sistema que se multiplique sozinho?
- Pode. Requer muita prática, mas pode.
Sorriu, mordendo o lábio.
- Engraçado.
- O que?
- Pensei que você fosse uma junguiana.
- Eu sou. Junguiana de carteirinha.
Os sorrisos das duas se encontraram no final da frase.

Um comentário:

  1. E se eu dissesse que incepção é fantástico?
    Hum...
    Demais!!!
    Obrigada!!
    bj
    Sonia

    ResponderExcluir