sábado, 28 de abril de 2012

Coração de Fogo

Reencontrei um pequeno e queridíssimo livro. Engraçado os buracos negros que as coisas se enfiam, sobretudo quando queremos encontrá-las. O livrinho é de uma série chamada “Nome dos Deuses”, com várias personalidades sendo entrevistadas sobre a própria experiência mística. O livro que eu procurava é a entrevista de Jean-Yves Leloup. Estava no meu criado-mudo, debaixo de um mar de papéis e livros. Vou produzir um Diáloblog sobre ele.

Estava muito quieta e absorta em sua leitura. Nos últimos dias passava muito tempo em seu canto, lendo.
- Por que você lê assim?
- Assim, como?
- (...) Fica um tempão aí, no seu canto...
- Eu gosto, ora.
- Isso dá para perceber.
Levantou os olhos, arqueando as sobrancelhas.
- Você está querendo que eu pare, não é?
- Quero.
- Mas o que você quer fazer?
- Não sei.
- Então tá, eu paro de ler e ficamos aqui sem fazer nada.
Fez uma cara infeliz, sem notar a sutil acusação contida na frase.
- O que quer dizer esse título?
Por um momento, não percebeu que a pergunta se referia ao pequeno livro que tinha entre os dedos.
- “Se a minha casa pegasse fogo, eu salvaria o fogo”. Adoro esse título.
Olhou com aquela cara.
- Já sei. Você não entendeu.
Fechou os olhos, assentindo.
- Esse é um livro sobre uma entrevista de um amigo, Jean-Yves.
- Ele é seu amigo, mesmo?
- Todas essas pessoas daqui são minhas amigas do coração –falou isso apontando para os livros.
Torceu o nariz, pouco convencida.
- O meu amigo aqui é um homem de Deus.
- É um padre?
- É mais do que um padre. É um buscador. Não tem sossego...
- E gosta muito de fogo?
- Você quer saber desse título, não é?
Balançou a cabeça.
- Ele foi tirado de uma outra entrevista, de um amigo de Jean-Yves. Perguntaram para ele: “Se a sua casa pegasse fogo, o que você salvaria?”. Ele respondeu: “O fogo”. Jean Yves falou que ele salvaria o fogo de Pentecostes.
- O que é isso?
- Quando Jesus foi embora, de vez, deixou para os seus amigos o Espírito Santo. Ele desceu sobre eles como línguas de fogo. Você sabe o que isso significa?
- Não.
- Eu também não sei. O que eu acho é que esse é o fogo de nossa vida. Você já viu que tem gente com fogo e gente apagada?
Concordou com a cabeça.
- Pois é. Não deixe o seu fogo se apagar, menina. Isso é o que quer dizer esse título. Não deixe o seu fogo se acabar, de jeito nenhum.
Passaram uns segundos dentro do silêncio.
- Por que as pessoas perdem o fogo?
- Perdem porque deixam de acreditar.
- Deixam de acreditar?
- Tem medo de acreditar. É mais fácil desistir do que tentar. É sempre mais fácil duvidar do fogo.
- Você é religiosa?
Coçou a cabeça antes de responder.
- Não saio daqui para ir para nenhum templo ou Igreja, querida. Mas deixo o fogo me queimar.
- Todo dia?
- Todo dia.
Sorriu com os olhos.

2 comentários:

  1. Mesmo em momentos de nossa vida que o inverno é a estação que prevalece, o fogo deve estar acesso em forma de brasa , mesmo não sendo visível aos olhos, o fogo ainda continua a queimar abaixo das cinzas, a alma mantem o calor mínimo necessário da esperança, sabe de que tudo que acontece é experiência, de um aprendizado necessário e sabe de forma inata de que nenhuma estação dura para sempre, e que primaveras adormecidas estão no porvir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como o fogo de Shiva.
    Para mim, fogo que aquece, transforma e até queima, dependendo da situação, mas que é graça na vida; é força de vida, brilho de luz no mínimo tépida.Inquietação, movimento,calor, vontade, vibação.

    Abraço
    Sonia

    ResponderExcluir