sábado, 7 de abril de 2012

Psiquiatria de Aquário

• Já que esse blog, como muitos outros, às vezes tem uma característica confessional, vou abrir mais um segredo para o grande público: às vezes assisto “Celebrity Rehab”. Sim. Essa é a verdade horrível. Para quem não sabe, e a maioria não sabe, esse é um Reality Show americano sobre uma série de micro celebridades americanas que perderam o caminho do sucesso e acharam o caminho dos tabloides pelo uso de drogas e escândalos seguidos. Eles aceitam uma internação numa clínica de Reabilitação, tudo sob a vigilância estreita das câmeras. Há um psiquiatra que comanda o trabalho na clínica, Dr Drew, que é um dos motivos para eu assistir a esse programa. Eu me sinto um psiquiatra maravilhoso perto do Dr Drew. Não costumo usar aquela gravatas maravilhosas, tom sobre tom com as camisas, igualmente maravilhosas, mas, de resto, sou um verdadeiro gênio perto do cara. Vou dar um exemplo, para não parecer uma necessidade absoluta de afirmação desse autor: um dos internados é o ator (?) Eric Roberts. Não consigo lembrar de nenhum filme para servir de referência de seu trabalho. Havia um com Sylvester Stallone, “The Judge”, em que ele fazia o papel de um mafioso que estava sendo seguido pelo mocinho. O filme é dos anos 90. Eric Roberts teve um episódio cerebral após o uso de Cocaína que lhe atrapalhou a fala. Já era um ator ruim antes disso, depois estava simplesmente acabado. Na entrevista, descreveu uso crônico e abusivo de Maconha, depois seguida de Cocaína. Relata que sob efeito das drogas sente-se alegre, espirituoso, a alegria da festa. Sem as substâncias, descreve-se como um chato, mau humorado e sem nenhuma das grandes tiradas que o álcool e a maconha lhe despertam. Na entrevista, Dr Drew me sai com uma frase mais ou menos assim: “Parece que há um grande cara aí que vira um babaca quando usa drogas”. Só esta frase já poderia encerrar o tratamento. O cara relatou exatamente o contrário: sem o efeito das drogas, aparece um sujeito tenso, paranoico, sem graça. Sintomas evidentes de uma Fobia Social, com uso secundário de Maconha, Álcool e outras drogas para mitigar os seus sintomas. Um ator com Fobia Social? Pode parecer estranho, mas não é incomum que as pessoas mesmo procurem essa profissão para enfrentar a própria timidez e em casos mais graves, a Fobia da exposição e do ridículo em público. Na hora em que o médico inverte a ordem dos sintomas, deixa o paciente no escuro quanto à origem de seus sintomas.
Não quero transformar esse espaço em lugar para desancar o colega, que, com as suas camisas bonitas e gravatas bárbaras, dá a cara para bater nesse programa. Ele é capaz de uma escuta delicada e tenta orientar os pacientes sobre as fases da desintoxicação. Não tem a menor noção da complexidade da dinâmica dos pacientes e menos ainda, do grupo. No episódio de hoje, um titica que eu nunca vi mais gordo começou a provocar uma atriz, dizendo que ela é viciada em Cirurgia Plástica. Ela foi reclamar com a equipe, que se solidarizou com ela. O grupo permitiu o bullying sem nenhuma intervenção. Eu já fiquei com vontade de perguntar se a mamãe dele andou namorando algum cirurgião malvado. Ou o que o grupo se propunha a funcionar como grupo para tentar dar suporte a essas atuações. Dr Drew limitou-se a lembrar que não pode haver agressões físicas nas dependências da clínica. Boa lembrança.
Já escrevi milhares e falei milhares de vezes, mas vou repetir: em vez de animar essa briga de comadres, de Dr Freud versus Prozac, ou Neurociência versus Psicanálise, ou Dr Jung versus Dr Freud, devemos procurar pelas confluências, pelas abordagens integradas e, sobretudo, pela compreensibilidade dos sintomas, para os tratamentos não parecerem um vôo cego entre escalas diagnósticas e frases feitas dos terapeutas. E tenho dito.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dr Spinelli,
    Fully agree qto ao posicionamento do Dr Drew, mas tenho alguns questionamentos com relação ao Eric.
    Ele é irmão da Julia Roberts (muito mais talentosa e reconhecida que ele). Pelo que vi, ele tem uma filmografia extensa e no inicio, foi premiado/indicado para reconhecimentos importantes.(sic)
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Roberts
    Não sei se foi dito no reality, mas me interessa o inicio do abuso/uso das drogas. Teria algo a ver com a ascensão da irmã?? Se sim, haveria algo que não foi observado antes que o levou a esse quadro ou é algo realmente inerente ao indivíduo?
    Vc acha que era uma tragédia anunciada, onde algo profilático poderia ter sido feito ou aconteceria de qq forma?
    abs
    Fabio

    ResponderExcluir