sábado, 30 de outubro de 2010

Par Imperfeito

Ontem tive uma manhã psicoterapêutica no Congresso. Mas você é psicoterapeuta também, Marco Antonio. Para quem não sabe, a Psicoterapia é um bicho em extinção no ecossistema cada ver mais pobre da Psiquiatria, mas não vamos falar disso agora. Na primeira apresentação, um tiozinho do setor de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ele falava da fantasia totalizante da Psicologia dos séculos anteriores, da necessidade de se construir um sentido para tudo, tudo participa do Todo. Não há como construir um saber totalizante, disse o Desconstrutivista da aula das 8 e meia, para todos os gatos pingados presentes, como eu. A apresentação de Ana Lia, da Sociedade Junguiana (SBPA) invoca a Física Quântica para dizer que somos todos conectados e interrelacionados no Todo. Jung estava certo, então. Já adianto aos caros leitores que essa pendenga será eterna, sempre haverá o defensor de que a evolução humana se dá às cegas e os outros que encontrarão um sentido nos movimentos caóticos da vida. Isso também não será nosso assunto. Qual será o nosso assunto, então, cara pálida? Obsessões Amorosas, é claro, só que agora com uma base filosófica (e neurobiológica) muito mais bacana.
Os homens tem uma grande vantagem atual nas relações amorosas: a vantagem de poder perder. Neurobiologicamente, o macho da espécie tem a obrigação de espalhar o seu semen pelo maior número de fêmeas possíveis. Quando uma relação não dá certo, ele se pergunta: qual será a próxima? Quantas fêmeas vou conseguir colecionar? Neurobiologicamente, a fêmea primata precisa encontrar o macho mais viável, com o melhor patrimônio genético. Quantos filmes e revistas femininas ganham fortunas com isso: como conseguir O Cara, como manter O Cara, como dispensar o Cara que não é O Cara. A mulher busca pela Totalidade, a sensação do encontro amoroso absoluto. Isso gera uma técnica de xaveco masculino quase infalível: você encontra uma mulher num site de encontro (já pensou nos nomes - "Par Perfeito", "Almas Gêmeas"? Parecem feitas por mulheres ou homens explorando essa fome de encontro absuluto), retomando, você encontra na balada ou no site uma mulher, qual o xaveco perfeito? Falar que o encontro é absoluto, claro. Você é maravilhosa. Você é a Mulher que eu estava procurando.Vamos fazer planos. Eu sou o cara que te conhece de outras vidas. Quando essa promessa desmorona na primeira dificuldade, e, acredite, dificuldade é o segundo nome de relação a dois, todo aquele amor totalizante desmorona como uma torre de papel sob a chuva. Restam lágrimas, decepção e um apego obsessivo ao que foi dito, ao que foi prometido. Como alguém pode falar tantas coisas, pode prometer tanto e daqui a dois dias, ou daqui a meia briga ou meia troca de farpas, simplesmente deixa de sentir? Um amor total que não aguenta meia hora de sereno? Cuidado, meninas. Cuidado com a fantasia de Pares Perfeitos, pois os pares são sempre imperfeitos, portanto, humanos. Sobretudo, cuidado com homens que prometem demais, ou não sustentam o que prometeram.Fujam deles e de seu bláblablá. Um homem se faz de atitude, não de palavras.

4 comentários:

  1. Bom Congresso, Dr. Spinelli!!!
    Já agradeco por compartilhar notícias fresquíssimas sobre estudos e pesquisas da Psiquiatria moderna.
    Os pares são sempre imperfeitos para as ilusões femininas.
    E alguns, imperfeitamente atraentes!!!!(hihihi!!!).
    Olhar para essa" humanidade" de nossos pares pode amenizar ilusões e expectativas a respeito principalmente de futuro, ajudando a viver melhor o presente .Aliviar o julgamento sobre eles e sobre nós mesmas.E observá-los ao invés de absorvê-los.
    Abracos,
    Sonia Salles

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Interessante que até hoje encontro mulheres que ainda procuram seu "príncipe encantado". Será que é isso que devemos procurar e transferir todas nossas expectativas? Uma relação sem diferenças, crescimento e perspectivas? Uma relação se constrói pelas afinidades porém se desenvolve através das diferenças. Acrescenta, modifica, supera...Amor é lindo, imortal, porém me perdoe o poeta, ele é infinito sim, resta saber o quanto estamos comprometidos neste aprendizado. O amor romântico é necessário para sobrevivência do ser humano, porém o ser humano é capaz de amar de diversas maneiras e ser muito feliz. Restringir o universo a uma única pessoa é transferir a sua existência a um outro ser, daí a incompreensão e tantas frustrações.

    Além do mais, coitado dos sapos, nunca terão oportunidade de se transformarem em príncipes..

    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Cara pálida !?! Acho muito legal vc falar sempre Cara Pálida ... Será que tem uma Deusa ou um Deus , nāo Grego, claro ! Mas com certeza, Índio ... Pra se chamar Cara Pálida ! Que simbbolize o Pedro Bó , do nosso tempo...
    "" voçê quer um chop geladinho? Nāo Pedro Bö....
    "" voçê quer um broto bonitinho ? Nāo Pedro Bó...
    Acho que o seu Cara Pálida é primo irmāo do Pedro Bó ... Ambos nāo entendem o que pra voçê está mais que explícito, !
    Beijinhosme pense nisso com carinho e humildade

    ResponderExcluir