sábado, 16 de abril de 2011

Civilização Inflamatória

Vou aproveitar esses posts para organizar as idéias para a aula do evento anunciado no último texto. A minha aula vai ser fortemente baseada num autor que venho lendo há algum tempo, um psiquiatra francês, radicado no Estados Unidos, chamado David Servan-Schreiber. David era um pesquisador e neurocentista de destaque, com acesso aos primeiros aparelhos de Ressonância Funcional, os mesmos que provocaram um intenso avanço em nossa compreensão da maravilhosa máquina quântica chamada Cérebro. Em um dos procedimentos para iniciar a pesquisa, David entrou no aparelho para usar o seu Cérebro, no intuito de regular as imagens. Após um silêncio, pediram para repetí-las. Ele achou que o aparelho estivesse com problemas. Infelizmente, não era isso. O exame detectou um Tumor Cerebral que depois revelou-se maligno. Em poucos dias, o jovem e promissor pesquisador deixou o lugar dos médicos e experimentou o difícil lugar dos pacientes. O final da história é feliz, pois após longos tratamentos ele se recuperou e está bem, escrevendo livros que eu adoro ler. A sua carreira como pesquisador é que mudou completamente o foco. David pesquisou profundamente uma visão e uma estratégia mais ampla para enfrentar o Câncer. Descobriu que a Literatura Médica e os colegas estimulavam essa pesquisa com um sorriso amarelo no rosto. Médico acredita em remédios e bisturis. O resto são terapias "alternativas". O próprio nome já é pejorativo e traz um ar de charlatanismo. Que existe muita gente desesperada cuspindo farofa na encruzilhada ou sendo enterrada em rituais xamânicos na busca da cura, não tenho dúvidas. Mas os insights que David colheu em sua jornada de cura foram muito preciosos para serem ignorados.
O que é o Câncer? É um nome que descreve um processo de multiplicação irregular de células. As células cancerosas se multiplicam mais rápida e incorretamente do que as células normais. Rudolf Virchow, um grande médico alemão, observou em meados do século Dezenove a relação entre Câncer e Inflamação. Foi ignorado, como muitos autores de uma descoberta intuitiva. Um século e meio depois foi validado. Hoje é estabelecida a relação entre Inflamação e Câncer. Da mesma forma, muitos psiquiatras do século vinte estabeleceram relações entre Stress e Doença Oncológica. Não foram poucas as vezes em que eu ouvi e ouço um esgar de rancor dos colegas contra essa hipótese. Eles caçam as teorias dos psicanalistas como Torquemada caçava e incinerava as bruxas. Pois vejam só, os psicanalistas tinham razão num monte de coisas. Mágoa vira doença, sim, conflitos internos também. As feridas psíquicas tem conexão com falhas na resposta imune, consequentemente, se você acha que a gripe que pegou após uma prova difícil ou o fim de um namoro teve algo a ver com o stress, sim, teve. Stress, alimentação inadequada e industrializada, sedentarismo, aceleração psíquica e física, traumas e perdas, tudo isso está relacionado com nossa Civilização Inflamatória. Queremos mais, mais, mais. Mais comida, mais dinheiro, mais reconhecimento, mais atenção. Um imbecil matou doze crianças porque estava precisando de um pouco de atenção. Conseguiu, inclusive, está nas capas de jornais e bombando seus vídeos no Youtube.
David descobriu que a Meditação, os Exercícios, a Alimentação e a mudança de hábitos eram formas maravilhosas de reforçar as defesas naturais de seu organismo, levando-o a superar a sua doença por duas vezes. O seu médico observou, satisfeito, que a sua resposta aos medicamentos foi brilhante. Ele deve ter uma genética muito boa, pensou, enquanto tomava a sua Coca Diet e comia um donut, cheio de açúcar e de corantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário