quinta-feira, 9 de junho de 2011

AES Eletropaulo

Estava vendo um desses seriados de justiça, advogados, disputas, tem sempre uma meia dúzia desses fazendo sucesso na TV a cabo. O caso era de uma professora de Educação Infantil que processava um casal por Assédio Moral. Contava as barbaridades que ouvia diariamente dos pais de determinada aluna, tendo que atender o celular até a sala de parto onde teria o seu bebê, pois a mãe em questão queria tomar satisfações sobre determinado assunto. Ontem eu perguntei para uma cliente, professora aposentada, se não tinha vontade de voltar a dar aulas na Educação Infantil, ela falou que com o atual tratamento que as mães dão às professoras, prefere ficar em casa, tricotando um cachecol.
Com o tal do ciclone extratropical, já estamos sem luz em casa há 36 horas. Ligamos para a AES Eletropaulo e damos em Call Centers com mocinhas provavelmente procurando outras oportunidades no mercado, ouvindo desaforos e dando nada de informação. Estão lá para desinformar, coisa que a KGB fazia muito bem na Guerra Fria. Cite um monte de informações desencontradas e deixe as pessoas desesperadas, pois entre a mocinha do Call Center e o eletricista terceirizado, que nessa hora deve estar escondido debaixo da cama, temos os pagantes de impostos e tarifas sem banhos olhando a comida apodrecer na geladeira.
Os fenômenos parecem diferentes, mas não são. Nunca na história da humanidade tivemos tantos recursos de comunicação à distância em tempo real. Talvez nunca a comunicação foi tão desprovida de qualquer valor comunicativo. As pessoas se esquivam de dar esclarecimentos, berram, choram, fazem ameaças. O silêncio só faz aumentar, bem como a indiferença, uma indiferença carregada de cansaço, de enfado. Estamos na civilização da autoestima. A menina do Call Center mexe no cabelo e olha para o relógio, tampando o bocal do telefone para bocejar, enquanto a velhinha chora do outro da linha pois está sem água e sua cuidadora não veio trabalhar. Está em casa olhando os seus filhos, pois a escola está sem luz. Ela pensa em seu novo corte de cabelo e se o seu namorado realmente está atento às suas necessidades. É importante para a sua autoestima. A AES Eletropaulo deve ter programas de incentivo à autoestima dos funcionários e programas de energia sustentável. Bobagem perguntar se tem um plano de contingência quando bate um vento mais forte na rede elétrica. Imagine. Somos um país tropical abençoado por Deus. Os ciclones (que já estão virando um fenômeno sazonal) são só um fenômeno isolado. Já atendemos x por cento das ocorrências. A menina do Call Center avisa a velhinha: "Sinto muito, minha senhora, não temos previsão de religação na sua rua". A velhinha chora. A menina lê na revista uma dieta para melhorar a autoestima.

2 comentários:

  1. Bom post!

    Dica: filme "Um novo despertar" que está em exibição no cinema com Jodie Foster e Mel Gibson A.M.

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  2. Parece que trabalha lá... tão real a descrição do atendimento

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