domingo, 5 de junho de 2011

Mau Humor

O termo técnico Humor, do inglês Mood, não tem o mesmo significado do que chamamos de mau humor. Mau humor em psiquiatrês é outro sintoma, a irritabilidade, o que designa aqules estados do "bom dia por que?" que temos normalmente ao acordar.
Humor é o estado afetivo que dá a cor de tudo o que sentimos. Humor deprimido é o estado de energia baixo do sistema. Os PET Scans, aquelas imagens coloridas que medem o metabolismo cerebral, mostram uma baixa atividade metabólica em estados depressivos, bem como hiperativação de outras áreas em estados de expansão de Humor. Uma grande dificuldade em se lidar com os familiares de um paciente deprimido é aquela torcida envolta gritando: "Vamos lá! Reaja!" o que me dá a mesma impressão de gritar para uma pessoa com falta de ar e broncoespasmo:"Respira devagar! Relaxa!". O estado de humor deprimido não é voluntário, não é frescura nem falta de força de vontade. É uma doença mesmo e como tal deve ser tratada.
Para o mau humor permanente temos outro termo, que é o Humor Disfórico. As pessoas com o humor disfórico tem um quadro intermediário entre a depressão e a ansiedade generalizada. São pessoas facilmente irritáveis, que explodem com facilidade e são tidas como pessoas de "gênio difícil". Normalmente essa persona ameaçadora serve para encobrir uma personalidade frágil, uma falta de confiança básica no outro e na vida. Não é incomum um profundo senso de injustiça, a sensação de não reconhecimento e uma tristeza de fundo, atráz dos gritos e palavrões. Muitos pacientes podem passar anos explodindo, perdendo empregos e afastando as pessoas, sobretudo as mais próximas, antes de receber um diagnóstico e medicação adequados, tornando-se pessoas pelo menos de pavio curto, pois antes nem tinham pavio. O pior é que quando o seu humor finalmente melhora ou se torna menos explosivo, ainda restam várias pessoas do seu círculo relacional ainda traumatizadas pelo período de irritabilidade, prontas a denunciar que "o seu gênio continua horrível".
Jesus foi posto para correr em sua cidade natal, Nazaré. As pessoas que o viram crescer quase bateram nele, dizendo: "Mas quem que esse filho de carpinteiro pensa que é, tirando uma de profeta?". Jesus tinha mudado, a sua personalidade também, as pessoas mais próximas eram as menos qualificadas para compreendê-lo. Aliás, ele mesmo no Novo Testamento teve alguns episódios de irritabilidade, sobretudo com os fariseus, que eram mesmo um pé no saco.
As pessoas imaginam que um jeito de se lidar com o mau humor permanente seja entrar em cursos de relaxamento ou workshops de inteligência emocional. Isso pode ajudar, sem dúvida, mas o primeiro passo para lidar com as alterações de humor constante é olhar para si mesmo e para as causas dessa irritabilidade. Descanso, lazer, fazer as coisas como se estivesse em um jogo melhoram o humor. Como disse a Vovó, personagem de outros posts, os adultos ficam tristes porque desaprendem o brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário