quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Planta de Estimação

Continuou a revirar as suas anotações, procurando em vão por alguma coisa. Alguma idéia, por exemplo. A outra esperava tentando disfarçar um sorriso.
- Está difícil por aí, é?
A menina riu amarelo, mas ficou ainda mais irritada.
- Oi?
- Não estou achando.
- Isso eu posso ver.
- Que saco!
- Posso saber o que você está procurando?
- Eu preparei algumas perguntas para te fazer e não estou achando.
- (Ainda com ar muito divertido) Bom, eu posso aproveitar para te fazer umas perguntas então.
Desistiu, bufando.
- Sobre o que são as suas perguntas?
- Sei lá,cacete... Eu estava lendo uma entrevista tão bonita, de repente me veio um monte de perguntas legais na cabeça, anotei tudo e agora esqueci em algum lugar, caramba. Por que essas coisas acontecem comigo?
Os seus olhos marejados tiraram toda a graça da situação.
- Posso te ajudar?
- Por favor...
- Por que você veio me entrevistar?
- Na real?
- Na real.
- Eu vim te entrevistar para ver se encontro uma idéia, uma inspiração... Não consigo ainda definir um tema.
- Você ficou sabendo da nossa greve?
- Que greve?
- Há umas três semanas, fizemos quase dois dias de greve de fome.
- Como assim, greve de fome?
- Nem foi tão difícil fazer a tal greve, a comida daqui está cada vez pior.
- Foi por isso que vocês fizeram greve?
- Isso o que?
- Por causa da comida ruim que fazem por aqui?
- O que? Não...Não foi nada disso. Queríamos outra coisa.
- Queriam o que?
- Queríamos cuidar de umas plantas aqui dentro. Colocar samabaias, xaxins e outras plantas por aqui.
Olhou envolta, procurando pelas plantas.
- Vocês conseguiram?
- Não, não conseguimos. A equipe médica explicou que poderiam propagar infecções, o povo aqui morre de medo de morrer, o movimento acabou enfraquecendo.
- Vocês não conseguiram nada?
- Conseguimos o direito de plantar alguns legumes lá fora.
- Me desculpe, estou realmente gostando da história, mas o que isso tem a ver com as minhas perguntas e o meu trabalho?
- Ah, meu bem...Isso tudo tem a ver com o seu trabalho. Você sabe que em casas de repouso em que os internos podem cuidar de bichos, ou de plantas, a mortalidade é a metade do que em outros que ficam fazendo os velhos baterem palminha que nem retardados?
- Não, não sabia.
- Esse pode ser um bom tema para o seu trabalho.
- Qual tema: A minha Planta de Estimação? (Risos)
- Exatamente. Mas eu daria um nome ainda melhor.
- Qual?
- A Mente Alerta: Ensaios de Sobrevivência.
Parou de falar, como visualizando o título em um slide.
- Gostou?
- Gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário