sábado, 30 de julho de 2011

A Origem

- Você parece preocupada hoje.
- Preocupada?
- Sim. O que foi?
- Estamos conversando há algum tempo e eu não consigo definir um tema para a nossa entrevista.
Achou melhor não responder.
- O nosso autor prometeu que iríamos ficar aqui de papo até o final de Julho. O mês termina amanhã e não conseguimos nada de concreto.
Deixou o silêncio carregado, sem brigar com ele. Esse era um tema que estava aprendendo com aquela senhora sem perceber: a escuta.
- Você pode escrever sobre um filme.
- (Deu de ombros) Todo mundo acaba falando sobre um filme, uma peça, uma obra de arte. Isso é um trabalho de Psicologia, precisa de um tema.
- Você quer ganhar um prêmio de originalidade ou quer um tema?
- Do que você está falando?
- Estou falando de um filme bacana para você basear o seu trabalho.
- Qual?
- "Inception".
- O que? (fez uma careta)
- Ah, desculpe. Tenho a mania de guardar o título em Inglês. "A Origem". Você assistiu?
- Assisti e dormi na metade. Ele é muito complicado...
- Complicada é a burrice humana, meu bem. Vá assistir de novo.
- Por que?
- Porque esse filme tem um monte de Psicologias dentro dele. Tem Freud, tem Jung, tem até as últimas novidades da neurociência.
Olhou para a velhota espantada.
- Você é uma psicoterapeuta!
- Como?
- Você é, ou foi, psicoterapeuta? É claro! Como pode ser tão sabida, falar de tantos assuntos diferentes, me ajudar a escrever meu trabalho. Como eu não percebi isso antes?
- E para conhecer Freud e Jung tem que ser uma psicoterapeuta?
- (Apontou o dedo, irritada) Não venha me confundir. Até nisso você é terapeuta! Fica respondendo as perguntas com outras perguntas, isso me deixa louca!
Deu boas risadas.
- Você quer mesmo que eu veja esse filme?
- Quero.
- Não sei, não.
- Então pode procurar pelo seu tema sozinha.
- Precisa ser tão chata?
- Você quer escrever sobre o que? Velhice, solidão, morte? É isso que você veio procurar num asilo?
- Mas não é sobre isso que esse filme trata?
- O que?
- O filme. "A Origem". Não trata sobre velhice, solidão, morte?
- Agora você me pegou.
Risos.
- Tá bem. Eu vejo o filme.
- Que bom.

Um comentário:

  1. Filme excelente. Assisti 2 vezes mas assistiria mais.... Boa recomendação! A.M.

    ResponderExcluir