domingo, 18 de setembro de 2011

Game Changer

Hoje, em linguagem corporativa, temos vários termos derivados dos jogos. Todos em bom Português. Os negociadores são os Players. As mudanças de rumo de uma negociação ou de um mercado são os "Game Changers". Eu particularmente gosto dessas metáforas de jogo. Prefiro muito às metáforas bélicas,como Marketing de Guerrilha ou Guerra às Drogas.
No processo de transformação, é muito importante os Game Changers. Não é muito incomum as pessoas falarem em uma sessão: "Coitado de você, ouvindo essa ladainha mais uma vez. Ouvindo o problema das pessoas". Uma das grandes descobertas de Freud foi a descoberta da Lei de Repetição. Tendemos à repetição de hábitos, rituais, interpretações da realidade, até que alguma coisa provoca uma mudança. O terapeuta fica à espreita, em cada repetição, esperando pelo momento de mudar o jogo.
Estava vendo um vídeo que um cara contava a sua história, estava enfiado em drogas, a sua carreira artística indo de mal a pior, drogado e sentado numa lixeira, ele falou em voz alta: "Cara, daqui você sobe ou você desce de vez". No dia seguinte, entrou em um grupo de reabilitação, onde conheceu pessoas e a sua vida começou a se abrir. Todo mundo, se procurar, vai ter uma história de Transformação que começa em um insight, um choque, uma situação em que toda a sua vida ficou de pernas para o ar. Normalmente um evento desagradável: um diagnóstico, uma violência, uma separação, uma demissão. Após o impacto, o luto, a dor, os eventos transformadores nos obrigam a uma coisa muito fora de moda hoje em dia, que é a interiorização. Até escrever essa palavra já é difícil. Somos convidados pela vida pósmoderna a viver sempre para fora, sempre para os objetivos macro, a busca do macrosucesso ou da macrofelicidade. Quando tomamos as cacetadas do game changers, vamos buscar em nosso mundo interno a elaboração e os recursos para lidar com o problema. Depois percebemos que estamos mudados, com menos pressa, com menos impaciência, dando aos problemas a sua verdadeira dimensão.
Não sei se acredito na Indústria da Felicidade e diariamente acompanho pessoas infelizes imaginando que deveriam estar sendo mais felizes do que são. Acredito em jornada, acredito em realização, acredito em descoberta de potenciais verdaeiros debaixo de nossas máscaras de patinho feio.
O ideograma chinês para Crise é o mesmo que o da Oportunidade. Esse é o verdadeiro significado dos Game Changers.

2 comentários:

  1. Caramba esse blog me ajudou somente pelo significado do Game Changers, contrataram meu serviço de tradutor para aqueles quadros de planejamentos de rotina, e tinha essa palavra Game Changers, como quebrei a cabeça com isso. haha Obrigado pelo post

    ResponderExcluir
  2. Prezado Spinelli,

    Cheguei a esta página procurando o significado para "Game Changers" e muito me surpreendeu teu texto, que espero se tiver tempo e oportunidade de transformar em um artigo.

    Mas antes uma consideração do Wikipédia:

    "A palavra chinês para "crise" (chinês tradicional: 危機, chinês simplificado: 危机, pinyin: 'wēijī', Wade-Giles: 'wei-chi') é muitas vezes invocada em palestras e textos motivacionais de autoajuda junto com a declaração de que esses 2 caracteres representam 'risco' e 'oportunidade'. Porém, essa tradução pode ser um tanto falaciosa, uma vez que o caráter jī, isoladamente, não significa necessariamente 'oportunidade.'"
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_%22crise%22_em_chin%C3%AAs

    ResponderExcluir