sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A Nova Adolescência

Na minha formação como Psiquiatra, dei a preferência por uma especialização que na verdade é uma não especialização, que é a Psiquiatria de Interconsulta, ou Hospitalar, se preferirem. Um psiquiatra no hospital geral é, antes de tudo, um generalista. Atende a menina que tomou os remédios da mãe porque brigou com o namorado, no PS, e o velhinho que, por conta de uma Infecção Urinária está confuso na UTI. É uma Psiquiatria de Interface e os leitores desse blog já devem ter notado que eu adoro as questões que estão na interface de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência. O IBAMA está concluindo estudos para me tombar, já que a tendência, nas últimas décadas, é de hiperespecialização. Outro dia fiquei novamente emputecido com essa tendência. Uma pessoa muito próxima estava iniciando um tratamento à base de Hormônios Tireoidianos e passou a apresentar taquicardias eventuais, seguidas de desconforto ansioso. Ao apresentar a queixa para a médica Endocrinologista, foi encaminhada ao Cardiologista para investigação. O quê, Cara Pálida? A taquicardia é um sintoma desencadeado pelo uso do Hormônio Tireoidiano, o quadro coincidiu com o aumento da dose, e agora vamos passar pela floresta de testes cardiológicos por conta de efeitos colaterais perfeitamente manejáveis? Não foi ao Cardiologista, o quadro se estabilizou gradativamente e eu, psiquiatra, tive que explicar os efeitos colaterais da medicação endocrinológica. Continuo um psiquiatra de interfaces, não é mesmo?
Uma coisa que vem me impressionando é o que está acontecendo com essa geração Facebook, que está chegando à casa dos vinte anos. É uma geração de excessos: excessos de Internet, de games, de Álcool, de intensidade. Acho que levaram a sério o mito apocalíptico da vez, que é prevê o final do mundo agora em Dezembro. Tudo é vivido com pressa e intensidade e os resultados dessa velocidade acompanhamos todo dia no noticiário. Acidentes, bebedeiras, overdoses. São todos os pós adolescentes que atropelam corredores de rua, bebem até o coma alcoólico e caem de ribanceiras? Não, é claro que não. Mas há um estranho deslocamento dos quadros antes vistos pela Psiquiatria da Adolescência nessa geração, como se a Adolescência agora estivesse de estendendo até os trinta anos (ou mais). Nossa Geração Autoestima, hedonista e narcísica, exacerbou a busca incessante do excesso e do compulsivo, gerando comportamentos que deixam os pais desnorteados.
No Prólogo de minha Dissertação de Mestrado, eu fiz uma alusão a uma deusa grega, protetora dessa transição da infância para a idade adulta, Ártemis. Ela é uma deusa sempre menina, sempre jovem, sem plástica nem uso de hormônios esteróides. Ártemis anda sempre com uma saia curtinha, é a precursora da minissaia, para poder correr mais rápido. É eximia no manejo do arco e flexa. Hoje em dia, Ártemis seria a deusa das Redes Sociais e da volta para casa depois das baladas, onde o risco de acidentes é 8 vezes o normal. Essa pequena deusa tem sido muito invocada nesse consultório. Ela protege o jovem na jornada que separa a infância da idade adulta. Ajuda o jovem a passar pela noite escura na selva sem se contaminar pela bestialidade das feras.
Ártemis anda muito ocupada com essa geração, filmando baladas e sexo e colocando no Youtube, capotando carros ou fugindo de Blitz, para serem metralhados na esquina.
A parte mais difícil é trazer os pais para a posição de pais. Estamos numa época em que todos querem permanecer ou voltar, para a adolescência. Envelhecer é o maior pecado. Que a pequena deusa Ártemis ilumine e proteja os jovens e suas famílias em sua jornada e que nada destrua esse caminho. Salve, Ártemis.

4 comentários:

  1. Que Esta Sábia Deusa Grega ilumine a mim e aos nossos filhos...que saibamos agir como verdadeiros PAIS QUE SOMOS e que nossos filhos saibam cumprir a passagem entre a adolescência e a vida adulta sem maiores danos ...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite marco.
    como é bom te encontrar .
    agora tenho como ver o seu trabalho de alguma maneira.
    c

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois filhos, e o mais velho, em especial , está num momento bem parecido com o descrito por vc ... Durante a semana, faculdade, está com 21 anos, cursa o final do 4* ano de Direito na FAAP e estagia num grande escritório de advocacia ... Entāo tenho relativa tranquilidade ... Apesar de algumas vezes, sair p/ uma ou outra baladinha ... O pior é nos finais de semana, feriados e férias, onde as festas parecem nāo ter fim ! e pra completar a caçula está com 14( já) , muito estudiosa ,disciplinada e quer prestar medicina....mas, as festinhas até mais tarde estāo começando ! Entāo deu pra sentir que preciso muitíssimo de Ártemis, tanto para me ajudar á desempenhar meu papel de māe com sabedoria, quanto para proteger meus anjinhos em suas passagens da infāncia p/ vida adulta !

    ResponderExcluir