sábado, 28 de maio de 2011

As Camadas da Cebola

Aqui vai mais um texto da Vovó. Depois deixo a velhinha descansar. Vai ser o último texto sobre o evento, que nem eu mais aguento.
- Vó?
- Oi?
- Você pode me falar sobre a aula?
- Que aula?
- A aula do Marco.
- No outro post eu falei que não fui à aula que estava frio. Hoje está mais frio ainda.
- Vó?
- Oi?
- Deixa de história. Somos personagens da cabeça dele. Você sabe falar da aula.
A velha senhora suspirou. Podia enveredar a conversa sobre a realidade psíquica das personagens, que ganham vida e falam contra a vontade do autor. Mas a conversa iria ficar muito abstrata. Melhor falar sobre a aula.
- Tá bom, fofinha, tá bom...Mas no que uma aula sobre as dimensões da cura pode te interessar?
- Você sempre dá um jeito do assunto me interessar.
(Risos).
- Obrigada. Obrigada (agradecendo aplausos imaginários). Vamos lá, então. Nosso autor falou sobre um assunto que ele ama, que é multidimensionalidade.
- Multi o quê?
Franzindo a testa:
- Deixa para lá esse palavrão. O que ele falou é que sempre que você vai analisar um problema, é como descascar uma cebola. Tem várias camadas, que vão do mais superficial ao mais profundo. Dá para entender isso?
- Dá. Prossiga.
- Muito obrigada. Imagine que vamos descascar a cebola em quatro camadas. Todos os problemas dessa vida podem ser analisados assim.
- Cortando cebolas?
- (Risos) Posso falar?
- Pode. Desculpe.
- Imagine uma pessoa que vai ao consultório dele com uma depressão. Qual é o nível 1 da depressão? É um estado de esgotamento ou diminuição da neurotransmissão, sobretudo em áreas que comandam as emoções no Sistema Nervoso. Entendeu?
- Claro que não (risos).
- Imagine que está faltando energia no motor do Cérebro. A pessoa vai até o médico e fala: a minha bateria está fraca, não consigo mais fazer as coisas que eu fazia, não consigo dormir, não consigo trabalhar, tudo está uma chatice. O médico vai entrevistar, ver os sintomas e falar: Está faltando energia, vamos repor o que está faltando. Esse é o nível 1, ok?
- Ok.
- A maioria das pessoas fica bem satisfeita com as coisas resolvidas no nível 1. Quebrou, conserta. Nós, não. Vamos procurar as questões do nível 2: o que está cansando esse Sistema Nervoso? Quais são os estressores? Como a pessoa se alimenta? Como se diverte? O Cérebro que brinca é diferente do Cérebro que luta, sabia?
- Claro que eu sabia, sou uma criança...
- Pois é. Os adultos ficam bobos e só lutam, não brincam. De tanto lutar, acabam cansando. O nível 2 é esse: quais são os múltiplos fatores que ajudam uma pessoa a adoecer e , mais do que isso, quais são os fatores para ela melhorar. Onde estão os vazamentos e como vamos consertá-los? Esse é o nível 2, ok?
- Ok. Qual é o nível 3?
- O nível 3 é o nível do Significado. Qual o significado dessa depressão. Por que aconteceu nesse momento. Qual é o chamado que a vida está me fazendo que eu não estou ouvindo? Qual a ferida que está machucando no meu mundo interno que precisa ser cuidada. Qual a peça que não deixa a máquina funcionar direito?
- São muitas perguntas, não é?
- Pois eu sempre te falo que a diferença nessa vida é saber ou não fazer as perguntas certas, mesmo que não tenham resposta. Foi sobre isso que o nosso autor falou.
- Você esqueceu do nível 4.
- Não esqueci não. É que a nível 4 é o mais difícil.
- Por que?
- Porque o nível 4 é o Sentido de tudo aquilo. Demora anos para se descobrir. A pessoa olha para tráz e pensa: a partir daquela depressão, eu mudei a minha vida, passei a cuidar mais de mim e de quem eu amo, larguei o cigarro, ouvi mais os passarinhos. Foi como tirar um véu que cobria os meus olhos.
- Por que esse nível é o mais difícil?
- Porque muita gente nem acredita que ele exista. Acham que tudo ocorre ao acaso, que a depressão é um punhado de genes que não funcionam bem e pronto. Mas essa é outra história, uma longa história. Ele vai acabar falando disso em outras aulas.
- As pessoas gostaram dessa aula?
- Acho que sim. Mas no dia seguinte já começaram a ser pressionadas.
- Como assim, pressionadas?
- Pressionadas a resolver tudo no nível 1: quebrou, conserta e vamos em frente.
- Deve ser por isso que gente grande fica triste, não é, minha avó?
- (Suspiro) Deve ser exatamente por isso, meu bem. Exatamente por isso. Nunca conseguem descascar a cebola direito. Tem sempre alguém com pressa, empurrando para as coisa serem resolvidas só na superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário