segunda-feira, 9 de maio de 2011

Espaço "Quattro !" (de novo)

Obrigado mais uma vez pelos comentários. Eles ajudam muito. Para os leitores do blog que quiserem assistir a palestras em que eu dou a impressão inicial de antipatia e arrogância, vamos refazer o evento do feriado no dia 21/05, das 9:30 às 12:00, com direito a cofee break saudável. Informações no (11) 3726 8478. O evento é gratuito e pedimos apenas um kg de ração para cachorros, pois apoiamos uma futura ONG que protege cachorros abandonados. Vamos falar da associação da Psiquiatria com Psicologia Analítica e Nutrição para melhores resultados terapêuticos. Essa associação parece muito óbvia, mas não é.
Já falei sobre ele, mas não custa repetir: esse trabalho é muito influenciado por um colega, o psiquiatra francês David Servant-Schreiber. Estou relendo um livro dele que é mais fácil de encontrar: "Anticâncer" (estou respondendo à leitora anônima que pediu indicação de livro). O título não é exatamente estimulante e parece dirigido a doentes ou profissionais que enfrentam as doenças oncológicas. Pode ter esse uso, mas é muito mais do que isso. É quase um autoexorcismo, além de uma reflexão profunda sobre a vida e a jornada de cura e transformação desencadeada por um grande baque, ou uma grande dor. Daniel teve um diagnóstico, por volta dos trinta anos, de um tumor cerebral agressivo. Quando ele deu a notícia ao seu pai o consolo que poderia oferecer é que estava na mão de bons profissionais e que provavelmente não sofreria muito se precisasse partir. Bem , felizmente ele não partiu e teve uma daquelas curas que a Medicina chama de Paradoxais. O seu oncologista quer usá-lo como exemplo de excelente resposta à Quimioterapia. Ele balança a cabeça e ri. A Medicina tecnicista que praticamos é hoje uma espécie de religião fundamentalista que só acredita em dados e estatísticas. Você pode até morrer, desde que os exames confirmem isso. Daniel não se restringiu ao que a Medicina tradicional, a que eu e ele praticamos, podia oferecer. Estudou as causas do aumento das doenças inflamatória (o Câncer inclusive) e as suas relações com estresse, alimentação, sono e energia vital. Aprendeu Meditação, Visualização, procurou profundamente por suas feridas e bloqueios psíquicos. E fez também a Rádio e a Quimioterapia.
Não posso dizer que o trabalho multiprofissional me seja estranho. Há vinte anos que procuro a interface do meu trabalho com outros tipos de conhecimento. A idéia me veio numa apostila que estudei lá no Instituto de Psiquiatria do HC - FMUSP, no final dos anos 80. O texto era de um psiquiatra que não estava mais lá, Dr Eunofre, e falava sobre as diferentes dimensões de um ser humano que precisamos conhecer.
O trabalho de Servant-Schreiber atualiza para mim a necessidade de um médico ampliar as suas visões para além do campo de ação muito determinado por laboratórios e speakers de interesses estranhos à área.
Vivemos hoje numa civilização inflamatória. Aceleramos todos, o tempo todo, mesmo que seja na direção do precipício. Não vamos mudar o mundo com uma palestra. Mas é um começo.

4 comentários:

  1. Muito importante esta sua iniciativa de dar palestras. Muita gente pode não acreditar nisso mas às vezes quando vamos a uma palestra abertos a "ouvir" temos a possibilidade de quebrar vários paradigmas ou, pelo menos, aumentar nosso leque de probabilidades. Ás vezes passamos a vida repetindo padrões e de repente resolvemos ir a uma palestra que acaba nos fazendo questionar...nos faz abrir a possibilidade de sair da "matrix"(este filme deveria receber um post rs).Parabéns pela iniciativa! A.M.

    ResponderExcluir
  2. A medicina ainda ignora o quanto é importante curar o doente e não a doenca.
    Os passos nessa direcão ainda são estreitos.
    Mesmo porque curar o doente parece tão antiinflamatório quanto impossível,com a pressa que existe hoje para tudo ( o mundo inflamado, apressado, irritado),a medicina não dá conta da integralidade do ser que está tão fracionado.
    Buscamos então, individualmente e com a ajuda bem vinda e necessária, a cura,assim como podemos contribuir para a a cura social desinflamando pouco a pouco ,mais amorosamente.

    Oba!!!Palestra!!!
    Bacana!!
    Parabéns , inclusive pelo apoio a Ong dos animais.
    Bj
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Li o "anticâncer" há dois anos qdo 2 pessoas bem próximas e queridas tiveram câncer. Realmente é um livro muito interessante. Obrigada pela indicação, de qquer maneira. Desde então notei que as mudanças de hábitos alimentares, da prática de exercícios e ter uma rotina mais saudável é a parte mais fácil do processo. Difícil mesmo tem sido a mudança profunda do padrão das crenças que até então regeram nossas vidas, dos pensamentos, emoções paralizantes ou destrutivas, do modo de estar no mundo, etc. Eu comecei a ler muito sobre a influência da mente na saúde do corpo, mas continuo muito teórica embora tenha havido alguns avanços. Mas como dizem os filósofos taoístas "saber e não fazer, é ainda não saber", continuo no caminho para juntar o saber com o fazer...seu blog é um estímulo.
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Talvez não tenha algo realmente expressivo a partilhar. Mas estou, de fato, bastante interessado em assistir sua palestra sobre a associação da Psiquiatria com Psicologia Analítica e Nutrição para melhores resultados terapêuticos. Ainda que não absorva/compreenda muito do que será dito. Farei o possível para estar presente.
    Abraço, Müller

    ResponderExcluir