domingo, 15 de maio de 2011

O Império das Gramíneas

Fui procurar num livro de Beto Hoisel, "Anais de um Simpósio Imaginário" um texto sobre a psique de Gaia. Para quem não conhece, Gaia é uma teoria razoavelmente recente de que o nosso planeta é um organismo vivo, que se regula, equilibra e multiplica como orgão gerador da vida. Um planeta que tem uma consciência subliminar. O filme Avatar tem várias alusões à essa teoria, com uma povo de Pandora em íntima comunhão com a Alma do planeta, incluindo plantas e animais. Pandora tem alma e consciência, e usa seus habitantes para expulsar os invasores humanos, tratados como bactérias a serem eliminadas.
Parece que estamos caminhando para uma mudança de paradigma: do Patriarcado vigente no planeta há milênios, onde competir, explorar e prevalecer são os principais objetivos, passaremos para um paradigma de Colaboração, como estratégia de sobrevivência, nossa e de Gaia. Estamos tomando consciência, de forma muito lenta, da necessidade das ações conjuntas e colaborativas.
Beto cita um livro que eu não li, "Timeline", onde a Terra é observada e estudada por inteligências superiores, de extraterrestres. Para os ETs estudiosos de nosso planeta, o terceiro do Sistema Solar, a Terra é um planeta colonizado e dominado pelas Gramíneas, espécies vegetais que se multiplicam e reproduzem por sementes e grãos. Esses vegetais conseguiram, no decorrer de milhares de anos, domesticar uma raça de mamíferos bípedes que desenvolveram alta tecnologia para ocupar regiões cada vez mais extensas do planeta usadas no cultivo desses grãos. Os ETs podem olhar especialmente para um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza onde florestas, rios e imensas quantidades de terra estão sendo destinados à essas gramíneas. Lá do hiperespaço eles podem ver a Amazônia sendo colonizada por plantações de soja, de cana, feijão, trigo e milho. Os mamíferos bípedes desviam o curso dos rios, os combustíveis fósseis e os recursos do planeta para produzir mais e mais comida. O resultado disso é uma grande expansão, nas últimas décadas, no consumo de açúcares, farinhas e gorduras, levando os mamíferos bípedes a ganharem peso e adoecerem de doenças ligadas a esse aumento de peso. Em poucas décadas, os recursos de Gaia estarão esgotados, os humanos estarão divididos em obesos e desnutridos, pois não haverá água para muitos e isso trará a fome e o deserto. Tudo isso pode ser um plano maquiavélico das gramíneas e das unidades de Ácido Desoxiribonucleico (também conhecido por DNA) para a vidas ser semeada fora da Terra, para que os mamíferos bípedes desenvolvam tecnologia suficiente para semear a vida, desenvolvida em bilhões de anos, da Terra para outros lugares e ecossistemas distantes.
Nas últimas décadas, os memíferos bipedes passaram a ter uma noção de temporalidade abalada pela velocidade, pela pressa e pela inflamação de produção/consumo, levando a produção de várias doenças que acometem humanos cada vez mais cedo, como doenças cardíacas, vasculares, oncológicas e degenerativas, frutos de uma exposição cada vez maior à alimentação industrial, ricas em sais e gorduras hidrogenadas e pobre em vitaminas e compostos vegetais. As gramíneas dominam o planeta, mas foram transformada e reprocessadas em farinhas, açúcares e embalagens brilhantes e cheias de gordura. A indústria farmacêutica também produz substâncias químicas em larga escala para minimizar os efeitos desse império, com medicamentos oncológicos, cardíacos e antidepressivos cada vez mais potentes para garantir aos mamíferos bípedes mais tempo de sobrevida e de capacidade de consumo.
Entretanto, em alguns lugares do planeta, a Consciência Coletiva está se desenvolvendo para procurar alternativas e construir novas formas de consciência e de produção. Não é fácil ensinar a todos, mas a Consciência se multiplica gradativa, lentamente. Gaia e as gramíneas agradecem por isso.

Um comentário:

  1. Oi Dr Marcos!
    Gosto muito do seu Blog!
    Eu preciso de uma consulta pois estou com um problema que nao consigo resolver sozinha!
    Pois tentei marcar mas fiquei muito acuada com a devolutiva taxativa da secretaria ao dizer que o problema sao meus horarios eu so posso ir nos horarios que sua agenda ja esta lotada! Meu Deus sera que a agenda esta lotada ate o fim do ano bem nos horarios que eu posso?? Enfim, foi frustrante , e meu desespero so aumentou eu nao conheco outro psiquiatra pois so vou em medicos indicados por pessoas que conheco e confio como foi com a indicacao do seu nome, continuarei a seguir seu blog q acho incrivel...
    Abraco

    ResponderExcluir