quarta-feira, 18 de maio de 2011

Marlin e Eu

Recebi uma "queixa" de uma leitora, que reclamou da interrupção dos posts sobre a animação "Procurando Nemo". Vou ressuscitar a personagem da Vovó e de sua netinha para dar uma panorâmica num tema que eu gosto muito, da Jornada de Transformação. Mais um recado para a moça que está querendo marcar consulta e não consegue: por que você não vem ao nosso evento e conversa direto comigo? Eu posso "inventar" um horário, a minha secretária, Yrá, não. Pegue o meu e-mail no blog que conversamos. Bom, agora com vocês, a Vovó:

Entrou na sala correndo. Pegou a velha senhora de surpresa, com uma lágrima de canto. Ela se empertigou, rapidamente.
- Você está chorando, Vó?
- Eu?
- Não, eu.
- Um pouquinho, querida, um pouquinho.
Olhou para a TV.
- Você está vendo "Nemo" de novo?
Assentiu, com um suspiro.
- Por que você gosta tanto desse filme?
- Você não gosta?
- Adoro, mas não tanto como você.
- Esse filme fala de um assunto que eu gosto muito.
- A "Jornada de Transformação" ! ( falou de um jeito espalhafatoso, abrindo os braços).
- (Risos) Se você já sabe, por que pergunta?
- Porque eu SEMPRE pergunto.
- É verdade.
Silêncio, obviamente quebrado pela menina.
- Você pode me contar de novo.
- Contar o que?
- Contar da Jornada de Transformação. A Jornada do Nemo.
- A jornada não é do Nemo. Quem faz a jornada é o Marlin, o pai do Nemo.
- Quais são as fases, mesmo?
- As fases? isso é uma invenção minha...
- E daí? E se eu gostar da sua invenção?
- É mesmo... É mesmo. Eu brinco de dividir essas fases em quatro.
- Quais são, mesmo?
- A Perda, A Pedra, A Letra e o Perdão.
- É mesmo. Quais são essas fases, mesmo?
- Na Perda, o Marlin tem duas perdas devastadoras: primeiro ele perde Coral, a sua esposa e os filhotes. Depois ele perde o seu único filhote, Nemo, que ele superprotegia. Essa parte é dura.
- Todo mundo passa por isso?
- Acho que sim. Quase todo mundo sente essa perda na vida. Tem gente que passa muito tempo escondida na Anêmona, como o Marlin, quando sofre A Perda, com letra maiúscula.
- E depois?
- Depois vem a travessia, A Pedra.
- Por que você chama essa fase de "A Pedra"?
- É uma coisa que eu tirei da Alquimia. Da Pedra Filosofal.
Olhou com aquela cara de "estou boiando".
- Imagina que temos, junto à nossa Psique, ou Alma, uma base. Quanto mais enfrentamos a vida, as dúvidas, os medos, mais forte fica a sua Pedra.
- E se não enfrentamos?
- Mais ficamos imóveis, assustados, sem entrar na Jornada. Sacou?
- Saquei (falou, rindo. "Sacou" é o auge de gíria que a avó sabe falar). E depois?
- Depois? A Letra.
- O que é A Letra?
- É o aprendizado com o caminho. É a necessidade de continuar aprendendo, errando, procurando pelo caminho.
- É a Dory?
- Isso! Continue a nadar, continue a nadar. É o Crush, também.
- Como assim?
- É o Crush, claro: encontre o fluxo, cara, e deixe o fluxo te levar.
- E a última fase?
- O Perdão é quando você começa a entender a jornada: todo o sofrimento, toda a travessia para encontrar o que estava perdido.
- O Nemo?
- Também ... Também.
- Como também?
- O Marlin encontra o seu tesouro, que é o seu filho. Mas encontra com ele mesmo, também. Encontra com o peixe que ele realmente é, não aquele obsessivo medroso.
A neta sorriu.
- E isso não é para qualquer um.
Sorriram, reconfortadas. Mas a neta queria mais:
- Fala mais sobre isso?
A Vovó arregalou os olhos num sorriso.

2 comentários:

  1. Show! sem comentários.....este post é o resumo de uma vida! A.M.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! Essa jornada nao eh nada facil...a pedra eh bem grande e preciso de muuuitas Dorys e Crushs...Mas tenho certeza de que esta jornada serah tao maravilhosa quanto dificil!! E vamos seguindo com a nossa Dory nos lembrando de nao esquecer do principal..continue a nadar, continue a nadar..!!
    Parabens pelo post, e pela palestra. Adorei!

    ResponderExcluir