domingo, 22 de maio de 2011

A Vovó e o Evento

Vou continuar usando a velha Vovó para falar das coisas. Marco Spinelli descansa um pouquinho, depois eu deixo esse sujeito voltar a falar:

- Vó?
- Oi?
- Você foi ao evento do Marco ontem?
- Não, acabei não indo. Estava muito frio, eu fiquei com preguiça. Você sabe, as minhas juntas doem um pouco no frio. Mas eu conversei com uma menina que foi.
- Ela gostou?
- Gostou, gostou sim. Como foi um grupo pequeno, o clima foi de bate papo, intimista, isso foi mais legal mesmo do que o conhecimento compartilhado. Ela se sentiu realmente em casa.
- Sobre o que eles falaram?
- Não sei direito. Dá uma olhada no e-mail que lá estão os temas.
Fez um muxoxo, sem saber como continuar a conversa.
- Vó?
- Ooiiiê?
- Eles falaram sobre como é difícil emagrecer?
- Por que você está perguntando isso? Você é magra, menina.
- Mas um dia eu vou crescer, não vou?
- Imagino que sim (sorrindo).
- Então... Quando a mulher cresce, só pensa em emagrecer, não é?
- (Risos) Pode ser, pode ser sim ...
- A minha mãe e as amigas dela só pensam na dieta disso, na dieta daquilo... As revistas delas só falam disso também, como ficar magra, bonita e poderosa na cama.
A Vovó engasgou.
- Vocês pensam que eu sou criança e que criança não sabe de nada, mas eu sei.
A Vovó tentava se recompor.
- Isso é uma preocupação sim, bonitinha. Não deveria ser a única, mas é, sim.
- Então por que entra de dieta, sai de dieta, ela está cada dia mais gordinha?
- Você falou isso para ela?
- Eu não...Sou besta?
- Que bom.
- Mas alguém precisava falar, não acha?
- Não, não acho não.
- Por que?
- Porque as pesssoas, as mulheres passam muito tempo brigando com o corpo, brigando com o cabelo, brigando com o espelho. Depois pegam essas revistas que você está fuçando que dizem para elas terem autoestima, procurar por chazinhos milagrosos e emagrecer dois manequins em uma semana.
- E daí?
- Daí que isso, estar sempre brigando, sempre em guerra, não funciona. Quem luta para emagrecer engorda, quem luta para engordar emagrece.
- Mas eu não entendo,Vó, por que isso acontece?
- Porque o nosso corpo está cansado de guerra, meu bem. Quando você crescer, eu sei que não vai ficar em guerra para emagrecer, ou engordar. Mas se quiser perder uns quilinhos, ame comer uma comida gostosa e saudável, não passe fome e ame todo o processo de emagrecer. Faça amor, não faça guerra.
A menina pousou a cabeça no colo da avó. O bolo no forno já começava a cheirar.

3 comentários:

  1. Eu levanto uma bandeira branca e digo:
    -Mas que vó mais fofa!!!
    Já inspira paz.

    Maravilhosa.
    Obrigada.
    abraco,
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito o evento foi interessante. Não fui mas quem sabe no próximo apareço... Bom, vou aproveitar este post para dar uma dica de algo que recebi e acredito que poderá ser de valia para alguns. É um documentário chamado Eu Maior ( dá para assistir trechos no youtube) http://www.youtube.com/watch?v=FbNCGFe7Fq8
    Este tem a ver com saúde, qualidade de vida e etc. Vale o tempo.... A.M.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto da Vovó, não sei por que, mas me identifiquei em algumas partes, brigando comigo mesma? será???... rsrsrsr
    Parabéns e mto sucesso!
    Bjs, Claudia Martinelli

    ResponderExcluir