sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Presente dos Olhos

Engraçado que estava com dificuldade de encontrar o último post, A Palestra, postado há dois dias. Achei agora.
Não vou falar do evento nesse post. Já temos as inscrições e o mesmo não será mais cancelado, o que era um receio. Aceitamos sugestões de temas para os próximas palestras. Ainda temos algumas vagas de qualquer forma. Informações no post anterior.
Ontem eu falava de mais um trecho do filme "Comer, Rezar e Amar", durante uma consulta. Lembrava de uma cena muito bonita. Engraçado que parece pelos meus comentários que eu gostei muito do filme, o que nem foi muito o caso. Achei o filme legal, mas evidentemente aquém do livro, que não li. O livro fala da jornada interior de uma escritora, Liz, em profunda crise existencial. Resolve viajar sozinha pelo mundo, em busca de si mesma. A parte de Comer ela faz na Itália, a parte do Rezar na Índia e a do Amar, em Bali, com o Javier Bardem, que é bonitão mas não poderia fazer papel de brasileiro. Rodrigo Santoro cairia melhor no papel, mas esse não é o assunto do post. Na Itália, Liz conhece por acaso uma moça, uma sueca namorada de um italiano, o que é uma ponte para conhecer uma italianada engraçada. Falei desse grupo em outro post. A cena que me interessa é quando ela está em uma pizzaria napolitana, com essa amiga, preparando a primeira mordida numa pizza maravilhosa, quando percebe a loirinha petrificada diante da sua pizza de mussarela. O que está havendo? - pergunta, a amiga responde que está com medo de comer aquilo, pois já tinha engordado 5 kg desde a chegada na Itália. Liz, a personagem de Júlia Roberts, olha para ela com muita ternura e responde: "Você sabe, quando a gente tira a roupa o homem olha com aquela cara de felicidade ... Ele olha, ganhou na loteria, está tudo bom. Ele não fica olhando se você tem um dedo a mais ou a menos de barriga. Então come a pizza e depois a gente sai para comprar uns jeans novos (e maiores). Depois você emagrece, criatura!". Eu gostei muito da descrição, porque é isso mesmo. Quando a mulher revela a sua nudez, o homem a vê com olhos de menino abrindo presentes no dia de Natal. Que sensação.
Uma dica para as portadoras de Transtorno Obsessivo Amoroso: se nessa hora o cara desviar o olhar, ou pegar o vestido para ver se fica bem no espelho, ele muito provavelmente não é bom candidato a namorado. A culpa é do candidato, não sua. Pare de culpar as pizzas, a roupa, os quilinhos a mais. Na hora H, é obrigatório que o nosso candidato olhe com a cara de um menino maravilhado olhando um Sundae de três andares (dependendo do ângulo, dois). Não se contente com menos. Ou marque a sua passagem para Bali nas próximas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário