domingo, 1 de maio de 2011

O Caminho se faz ao Caminhar

Ontem finalmente assisti "Comer Rezar Amar" . Não li o livro mas tenho a impressão que o filme não tem como traduzí-lo. O livro conta a história de uma jornada interior de uma escritora, em profunda crise existencial e saindo de um divórcio doloroso. Um curandeiro de Bali profetizara que ela passaria por essa crise e voltaria para lá um ano depois. Liz passa pela Itália, Índia para finalmente chegar em Bali. Essa jornada é contada pelo livro e filme. O seu roteiro e sua busca é aparentemente caótica: ela não sabe o que está procurando nem tem idéia do que fazer para encontrá-lo. Na Itália ela descobre uma palavra: Attraversiamo, o que em tradução livre seria - Atravessaremos. Essa palavra faz parte de um grande quebracabeças que vai se juntando para todo mundo que busca algo em sua vida, mesmo que nem saiba o que está buscando. O filme não pode traduzir o livro porque mostra a parte exterior de sua busca: as viagens, as pessoas, os fragmentos de acaso que vão indicando o caminho. Lembra um velho verso, de um poeta que não sei o nome: Caminheiro, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar (El camino se hace a caminar). A parte que interessa, entretanto, é a sua busca interior.
A Pós Modernidade resumiu a nossa vida a Nascer-Produzir-Consumir-Morrer. Não é incomum a sensação que Liz sente de vazio de alma, vazio de sentido. O seu livro virou um best seller pelo simples movimento de sair às cegas em busca de sentido, deixando as suas micro certezas e seus micro confortos para tráz. Ela estava procurando por um amor, uma questão tão delicada para a mulher pósmoderna? Não. Ela estava procurando por sentido e pela própria alma. O marido foi um bônus.
A partir de amanhã, vou começar a fazer uma leitura de uma outra saga: uma animação que já virou um clássico da Pixar: "Procurando Nemo". Vamos falar da vida como jornada de transformação. Attaversiamo.

2 comentários:

  1. pois é... doctor, atraversiamo... 9 meses de incertezas, medos, sem saber mais uma vez o que me reservará me4 futuro....A.R.A

    ResponderExcluir
  2. AttraverSIANDO....

    beijos

    Dafne

    ResponderExcluir