quinta-feira, 6 de outubro de 2011

É Proibido Emagrecer

Há alguns anos circulou entre as moças de classe média uma estranha fórmula de emagrecimento, chamada de "Flor da Índia". A fórmula, escrita na sua etiqueta, tinha vários fitoterápicos. Os resultados eram impressionantes, o marido de uma cliente chegou a emagrecer 10 kg em um mês. Ela quase apanhou dele algumas vezes, mas o emagrecimento era impressionante.
Desde que a Psiquiatria entrou em sua era moderna, com o advento da Psicofarmacologia, que o ganho de peso virou um grande tema para nós. Para o Cérebro de uma pessoa em Depressão, está faltando comida, está faltando combustível. Quando o tratamento começa a fazer efeito, o Cérebro vai logo repor as energias perdidas, ganhando peso mesmo sem um aumento tão claro do apetite. a pessoa procura pelos doces, carbohidratos e chocolates como nunca dantes. Os remédios também, dependendo da dose e do tipo de medicamento, acabam contribuindo para o ganho de peso. Achar uma forma de evitar esse ganho de peso é o Santo Graal da Psiquiatria e da Medicina nessas últimas décadas. Pois lá fui eu pegar emprestado uns comprimidos do "Flor da Índia" para experimentar. O apetite desapareceu, a saliva também. Boca seca, insônia, irritabilidade. Mandei formular os ingredientes da fórmula em Farmácia de Manipulação idônea. Nenhum resultado além de uma sede constante e do aumento(!)do apetite. Óbvio que o tal de Flor da Índia tinha um componente que não nasce em flor, nem na Índia. Era evidentemente um derivado de anfetamina, Fenproporex ou Anfepramona, escondido atrás das plantinhas, como Lobo Mau esperando a Chapeuzinho. A novidade para mim era que aquele composto, associado aos fitoterápicos, parecia ter um resultado bem superior ao dos derivados de anfetamina sozinhos. A tal da mulher que vendia a bomba foi presa, o tal "Flor da Índia" desapareceu da conversa dos cabeleireiros, eu comecei a estudar e explorar o mundo dos fitoterápicos como auxílio e diminuidores dos efeitos dos medicamentos no ganho de peso. Nunca achei um que se comparasse aos anfetamínicos escondidos no remédio pirata.
Há dois dias a ANVISA tornou ilegal o uso dessas substâncias. Efeitos colaterais, falta de estudos controlados e uso indiscriminado na população foram algum dos argumentos usados. Argumentos pífios, mesmo um psiquiatra pode saber. Os resultados da Medicina com a Obesidade são piores do que com o Câncer. Os anorexígenos que a ANVISA está caçando aos tiros tem resultados melhores no sobrepeso e nos quadros de obesidade leve e moderada. Eles, junto com a Sibutramina, tem efeitos bem mais discretos e mesmo inexistentes nas obesidades mais severas, com o agravante de ter, nessa população, os efeitos colaterais mais importantes. Vamos prejudicar uma parte da população para proteger a outra, é esse o raciocínio?
Nessa última década o PT conviveu com uma oposição dócil e desnorteada. Pois a presidente Dilma, na figura de seus funcionários da ANVISA, pode estar finalmente ressucitando a oposição. Alô, partidos políticos: chamem o Spinão. Já vejo os slogans: "Vocês querem emagrecer? A Dilma não!"; "Campanha de Perpetuação do Diabetes: votem no PT e seus candidatos de peso".
Eu pouco ou quase nunca prescrevi esses medicamentos. Sei que o Brasil é campeão mundial da prescrição dos mesmos, sobretudo em laboratórios clandestinos. Quero, e me esforço muito, para crer que essa proibição derive apenas da estupidez de plutocratas que não atendem um paciente há muito tempo e acham que vão consertar o mundo. A lógica do: "Se não dá para fiscalizar, então eu proíbo". Há milhares, quiçá milhões de pacientes que se beneficiaram do uso consciente, controlado e com seguimento médico desses medicamentos, que agora estão sem opções de tratamento. Logo, logo, os "Flor da Índia" da vida vão estar passando de mão em mão nos salões de beleza.
Vamos fundar, então, o Partido dos Gordinhos, que, unidos, jamais serão vencidos.

6 comentários:

  1. Nossa ! Como um assunto tāo comum nāo recebeu nenhum comentário ?! Estou literalmente surpresa ! Para nāo dizer perplexa ! Será que nenhum dos seus inúmeros pacientes que já foram medicados com os ""engordativos"" Antidepressivos nāo se encontraram em sua perfeita descriçāo ?!? .... Com o cérebro faminto por carboidratos ... Pois é exatamente como me sinto desde o primeiro e inesquecível momento em que coloquei este "mal-bem/dito" remédio em minha boca . Mas......pensando bem ... Muito melhor gordinha do que louquinha ... Afinal a vida é como ela é .... E nāo como Nietsch (?) disse : O que nāo me mata, me torna mais forte ! A verdade seria : o que nāo me matou me tornou mais gordinha ...

    ResponderExcluir
  2. quem tem boca fala o que quer , conheci o flor da idia em 2oo6 , pois nada me fazia perder uns kilos que ganhei depois que fui diagnosticada com uma pancada de miomas, somente o flor da idia me fez perder esses 10 kg extra em mu mes ,,, efeito collateral insonia , falta de apetite , e altera sim o sabor de bebida alcolica ... mas era fantastic , A ANVISA FEZ O REMEDIO DESAPARECER DO MERCADO E 6 MESES DEPOIS VOLTOU COM OUTRO NOME .... AO CONTRARIO DE VARIOS OUTROS EMAGRECEDORES VC NAO VOLTA A ENGORDAR ... esse doutor ai que escreveu essa carta ... esta enganado em relacao a esse medicamento .... eu e um milhao de pessoas estamos na torcida para que o flor da india , ou nutri diet volte ao Mercado com forca maxima .... e a ANVISA TEM DE IR A PQP , PQ AS FARMACIAS ESTAO CHEIAS DE LIXO SENDO VENDIDO COMO SHAKES , SLIM NAO SEI DAS QUANTAS . CHA DA PQP , QUE NAO FAZ EFEITO NENHUM , VERDADEIROS LIXO, E ANVISA NAO FAZ NADA PRA TIRAR ESSES LIXO DO MERCADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas suas palavras. A ANVISA, como qualquer outro órgão do governo é corrupta e, só libera licença à quem paga mais, não impostando ao certo o que venha em sua composição. Prova disso é a liberação descontrolada de muitos produtos e lá na frente, a sua suspensão. Torna pessoas honestas em pessoas proscritas de um dia para o outro por conta de suas decisões intempestivas e é assim. Mais um órgão do governo, mais um órgão ao serviço do desserviço,,,

      Excluir
    2. Saudades do Flor da Índia/Nutri Diet, espetacular!!

      Excluir
  3. Olá!
    Tomei o flor da índia em 2011 e achei fantástico! depois li que a longo prazo poderia causar câncer devido alguma substância ou pq não haviam estudos para entender os efeitos colaterais a longo prazo. Eu me sentia muito bem com o remédio, ausência de apetite e boca seca.

    ResponderExcluir
  4. estão vendendo nutri diet no mercado livre. Dr. Marco, afinal, você considera que o produto cause algum risco à saúde?

    Obrigada.

    ResponderExcluir