sexta-feira, 23 de março de 2012

O Cérebro Não Local

No post passado sobre Conecção Corpo-Mente, recebi uma pergunta de uma seguidora Anônima, sobre Orações e Mecanismos de Cura. Posso acabar com a pouca credibilidade que me resta respondendo isso, mas vamos lá.
Não sabemos ainda definir a natureza da mente. A Ciência Mecanicista acredita que a Mente é uma produção de seu Cérebro e suas sinapses. Outros, muitas vezes "xingados" como Místicos, entendem há uma Mente que é produto de nossos processos cognitivos, ou seja, existe uma Mente que deriva de nossa Consciência Reflexiva, nossa capacidade de olhar nosso ser de fora e interferir sobre nossos atos com nosso Pensamento, grande descoberta de nossa raça de primatas avançados, junto com a Linguagem. Mas existe outros tipos de Mente, além dessa. Uma Mente que se projeta e funciona fora de nosso Cérebro. Jung chamou-o de Inconsciente Coletivo, a Física Qùântica chama de Mente Não Local. As Mentes podem estar conectadas fora de qualquer campo de influência local. Por exemplo, durante uma consulta, uma paciente sente uma súbita e incontrolável dor de cabeça. Nunca teve enxaqueca, a consulta estava tranquila, mas a mesma precisa ser interrompida para encontrarmos um analgésico. Depois de alguns minutos a paciente me liga para contar que sua mãe tinha acabado de morrer, exatamente na hora em que foi acometida pela dor de cabeça. Ou seja, sem nenhum contato, nenhum aviso, ela sentiu à distância a aflição de sua mãe tendo um enfarte e morrendo. Uma conecção não local. Os leitores dessas mal tecladas podem citar mais uma dezena de experiências onde mentes se comunicaram à distância, sem modem ou celular 3 G.
O princípio das curas à distância ou da oração intercessora é exatamente esse: uma mente que influencia outra mente, ou outro organismo, sem nenhum contato mediado por nosso mundo físico. Como estou postando isso depois de um dia bombado no consultório, vou completar esse raciocínio amanhã. Mas os meus quase leitores devem convir que o tema promete.

2 comentários:

  1. Olá Spinelli,

    Eu particularmente acho este tema extremamente interessante.
    "Cansei" de ver, na minha prática clínica, este tipo de conexões (Inconsciente Coletivo). Até mesmo entre paciente-médico (o médico acordar a noite pensando em tal paciente - e saber depois, que ele piorou ou teve qualquer complicação).
    A minha maneira de ver tudo isso talvez seja bem tendenciosa, pois sou religiosa.
    De qualquer forma, existem muitos trabalhos (publicados em revistas de alto impacto) que mostram que quando paciente e familiares rezam e estão mais "conectados", o tratamento é mais tranquilo e eficaz.
    Obviamente, tem muita variável nisto: família mais presente, maior aderência ao tratamente, etc, etc....mas acho que é algo para se discutir!
    Bjos,
    Lúcia Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia. Veja o próximo post, que vai falar sobre esse tema de forma mais ampla.Abç

      Excluir