domingo, 25 de março de 2012

Oração Intercessora

Ontem passei o dia em um Simpósio de Neurociência. As primeiras apresentações foram bem legais e interessantes, mas durante grande parte do dia não houve muita novidade. Como muita coisa nessa vida, a Ciência também se baseia na repetição de conceitos e dados. A Ciência, religião fundamentalista à qual sou filiado, se pretende regida pela Objetividade e Imparcialidade absolutas. É lógico que nem uma nem outra existem. A Ciência é sempre um mix de fatos, crenças e modas, muito mais do que os cientistas gostariam de admitir.
Nesse post eu estou dando sequência a uma discussão do último: os fenômenos não locais, como, por exemplo, os efeitos da Oração Intercessora. Não são poucos os estudos, com metodologia idêntica à dos estudos com medicamento de nosso Simpósio, que demonstram a ação da oração à distância. Eu li um estudo em que um grupo de pessoas se reunia para orar por mulheres submetidas a um tratamento para infertilidade. Esse era um ótimo parâmetro: um tratamento para infertilidade pode ter dois resultados: sucesso ou fracasso. As mulheres foram separadas em dois grupos, um dos grupos recebeu a Oração Intercessora do grupo separado por milhares de quilômetros da Clínica de Fertilização. A porcentagem de sucesso foi significativamente maior no grupo de pacientes que receberam a Oração Intercessora. Há centenas, talvez milhares de estudos quantificando esses efeitos, pois, para a nossa Ciência, se não puder ser medido, não existe. O que as pessoas não sabem é que há outra quantidade robusta de estudos que demonstram exatamente o contrário, isso é, as pessoas orarem à distância não provoca nenhuma mudança significativa de parâmetros clínicos. A oração na chega e volta ao Remetente, pode-se assim dizer.
Há um físico do século passado, laureado com o prêmio Nobel, Heisenberg, que descreveu o Princípio de Indeterminação com o seu nome. Esse Princípio determina que não há nenhum fenômeno observado que não sofra a influência do Observador. Isso quer dizer que, se você faz um experimento visando provar a eficácia da Oração à Distância, há uma chance maior de ter dados dando suporte à sua hipótese e o mesmo vale para os descrentes. Apesar do desânimo que isso possa gerar e do diálogo de surdos entre cientistas materialistas e os que medem os efeitos não locais, ou seja, os que acreditam em efeitos da Psique sobre a Matéria, os resultados demonstram a força das crenças para gerar resultados. Esse não é justamente um dos efeitos da Fé? Eu, de minha parte, sempre achei que a Fé seja uma prática, não um a priori. Se o leitor ou a leitora praticar a Oração Intercessora, vai ver alguns resultados cada vez mais estranhos. Mas nossa consciência, dominada pela Ciência dos fenômenos locais, tem muito medo de cair no ridículo. Enquanto isso, eu sempre peço para a dona Neide, paciente das mais antigas e boa de Terço para não esquecer de mim em suas orações.

5 comentários:

  1. Oi Spinelli,

    Eu gostaria de ler mais sobre este assunto. Sobre este princípio de Heisenberg, estes fenômenos não locais. Onde eu poderia ler e aprofundar este conhecimento?
    Abços,
    Lúcia Andrade
    PS: a propósito, vou rezar por você quando for à missa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia. Existe uma ampla gama de livros para leigos sobre as implicações da Física Moderna para a Ciência e para a nossa interpretação do mundo. Vou ver se acho alguma coisa por aqui para te recomendar. Abç e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Dr. Espinelli.
    Então, assim:
    - a ciência empirista não pode ser aplicada para compreender a relação intercessão e cura. Concordo.
    - Os efeitos da psique sobre a matéria - corpo - tratam de fé, esperança, de crer - em algo como uma espécie de energia humana (?). Algo como nosso espírito que sofra vida! Acho que sim.

    Obrigada por ser generoso e compartilhar. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima! A Ciência Empirista é ruim para provar as ações à dist}ância das oraçãoes, mas não é completamente sem uso. Existem milhares de relatos das "Remissões Espontâneas", melhoras não justificadas e inesperadas de doenças muito graves e degenerativas, por exemplo. Os santuários são repletos desses relatos e de muletas deixadas após as curas pela oração. O difícil é sistematizar o procedimento. Mas posso falar mais sobre isso no futuro. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Talvez os livros do Deepak Chopra, que "misturam" fé com física quântica, e relatam experiências de fatos praticados à distância, com o pensamento ligado em determinada pessoa, e que trazem resultados surpreendentes...possa ser um caminho válido...
    Será Dr.?

    ResponderExcluir