domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sobre Príncipes e Memes

Estou lendo um livro bacana sobre as partículas de Mente que andam soltas por aí. Após os genes, que há centenas de milhões de anos estão tentando se multiplicar e perpetuar, de alguns milênios para cá passaram a existir os Memes, partículas de idéias, mitos e sistemas de crença que vivem pelo planeta a procura de multiplicação e perpetuação. Como os genes, que se espalham como vírus, temos idéias e sistemas de crença virais que querem se propagar de cabeça em cabeça. Quando alguém te pergunta na rua se você “aceita Jesus como seu único salvador”, nenhum dos dois pode saber mas está imprintando um Meme potente, que teve em Saulo de Tarso, depois chamado de São Paulo, um grande precursor e divulgador. O primeiro marqueteiro cristão, que teve a lucidez de ir pregar para os gentios, já que o povo da tribo não conseguia assimilar os ensinamentos de Jesus. Aliás, outro Meme que me ocorre é o Meme racista que classifica os judeus de “assassinos de Jesus”. Quem matou Jesus foram os romanos. Como sou descendente de italianos, então posso dizer que tenho vínculo genético com os soldados e o sistema que crucificou o rabino de Nazaré. Devo ser classificado como “assassino de Jesus”? Esses são os memes, espalhados todos os dias, para o bem e para o mal.
O fato é que, desde a invenção da linguagem, quem detém o Meme predominante também detém o poder. Desde os xamãs que reivindicavam um contato direto com o Divino para ficarem com as mais bonitas moças da tribo que temos pessoas que propõe para si serem mais especiais que as outras e é desse sistema de concentração de poder e exclusão social que chamamos de Civilização.
Essa introdução serve para descrever um pouco dos temas principais desses posts, em que a Psiquiatria a Psicologia Analítica e a Subjetividade Pós Moderna se misturam em textos que podem falar de doenças, de futebol e, recentemente, do Big Brother.
Ontem falei de um quadro grave e cada vez mais prevalente, que é o Transtorno Borderline (ou Limítrofe) de Personalidade. Para quem não leu, são pessoas que se caracterizam pelo o que a Psicologia chama de ausência de base egóica. Traduzido para o Português, a falta dessa base faz com que a pessoa sinta-se sempre patinando, precisando de atenção e da presença do Outro para sentir-se existente. Isso se traduz por sentimentos de vazio e baixa autoestima e desespero para conseguir e manter um relacionamento, bem como pelo desespero de não conseguí-lo, gerando violência e autoagressão, algumas vezes suicídios. O quadro é mais predominante em mulheres, mas os homens estão começando a abraçar as características desse quadro, sempre de forma mais violenta. Mas o que isso tem a ver com os Memes? Somos bombardeados desde sempre por imagens, músicas, fotos e filmes com os Memes do Casal Feliz, ou pior, do “Felizes para Sempre”. Quando a vida se mostra como ela é, portanto, Real, as pessoas começam a perceber que a vida não é o que se mostra nos comerciais de Perú Sadia. Algumas refazem as suas expectativas e se movem, outras ficam presas no desespero de não conseguir realizar os projetos que aprenderam nos contos de fada e nos comerciais de perfume.
A Psiquiatria e a prática clínica são pautadas e reagem a essa subjetividade imposta, normalmente para vender mais. Somos donos ou vítimas dos Memes. Não há posição intermediária.

Um comentário:

  1. Arrisco dizer que a maioria de nós é vítima dos Memes, até que resolva não mais sê-lo, através de um árduo processo, de uma longa e complexa trilha para se caminhar (em cada um dos Memes, hehehehe), ou seja, temos que trabalhar cada um deles , aqueles que nos incomodam, individualmente.
    Ouvi na radio USP há poucos dias, parte de uma entrevista com um economista e ele comentou que nos EUA, o numero de divórcios aumentou bastante nos ultimos anos e que isso é bem vindo para a economia. Sabemos o porquê, pois gera a necessidade de uma das partes do ex-casal precisar montar nova casa, etc.
    Lembrei-me da época do pós-guerra, onde jovens demais morreram e precisavam estimular o crescimento populacional e então...veiculavam inumeras propagandas como as de peru Sadia e margarina etc, com familia feliz.
    Ainda na entrevista ,o economista citou uma estatística a respeito da qualidade de vida e da "condição de felicidade"e expectativa de vida e concluiu-se que atualmente, mulheres solteiras podem ser mais felizes do que casadas, inclusive com estimativa de vida maior , mas vá tentar convencer uma mulher solteira acima de 30 anos sobre isso!!!!!
    Os Memes sobre casamento-filhos-felicidade, são suspeitos de gerarem condições borderline !!
    E eu acredito que eles sejam realmente os geradores de tanto sofrimento,(não os unicos culpados), mas uma condição mental muito fechada que está machucando e que portanto...pede transformação.

    Abraços,
    Sonia

    ResponderExcluir